CGM promove encontro para a criação da Rede Paulista de Controladorias

A Controladoria Geral do Município (CGM), nesta quinta-feira (22/03), realizou no Salão Nobre do Theatro Municipal, encontro entre Prefeituras do Estado de São Paulo para o Ato de Assinatura do Estatuto de Criação da Rede Paulista de Controladorias (REPAC). A Rede será uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, voltada ao intercâmbio de conhecimento e experiências dos órgãos de controle interno paulistas, fomentando a sua ação articulada, com o objetivo de fortalecer os sistemas de controle interno dos municípios do Estado de São Paulo.

O Controlador Geral do Município, Guilherme Mendes, recebeu o Secretário da Justiça do Município, Anderson Pomini; o Secretário Geral de Administração, Joel Oliveira, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deútado Cauê Macris; e representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, esteve presente o Conselheiro Dimas Ramalho; o Procurador Geral do Município de São Paulo, Ricardo Ferrari; do Instituto Paula Souza, os Srs. Ricardo Sardella de Souza e Juliana Pereira de Souza.

Em seu discurso, o Secretário Pomini destacou: “O importante é que as Controladorias, ao lado das Corregedorias e Ouvidorias, que são órgãos de controle da administração pública, se dediquem ao preventivo e façam um esforço para participar desses grandes temas enfrentados pelas administrações públicas”.

Já o professor Gustavo Fernandes alertou: “A gente não pode, por causa da utopia de um dia ter mais recursos, deixar de enfrentar a realidade. Não há forma melhor de se fazer isso, do que se combinar esforços, trocar experiências de boas práticas, conversar e sentar na mesa, como estão todos aqui”.

Sobre a importância da criação da REPAC, o representante da Agenda Pública, Sérgio Andrade afirmou: “A Rede vai poder se debruçar sobre essas agendas, esses conceitos novos. Eu vejo uma preocupação crescente, não apenas do controle formalista, mas ao controle que cada vez mais ganha importância, que é o controle baseado em resultados”.
Do Instituto Humanize, Natália Leme disse: “Esperamos que a fiscalização seja feita, cada vez mais, olhando para o preventivo, sugerindo comissões e focando nos resultados”.

Da Rede Nova São Paulo, Américo Sampaio previu: “As cidades serão o palco de toda e transformação e inovação da gestão pública brasileira. Não será no Governo Federal, nem nos governos estaduais. As cidades tem o protagonismo de fazer essa revolução da política”.

O Controlador da CGM Guilherme Mendes alertou: “A impunidade, os desmandos e os mal feitos, na nossa Capital Bandeirante, jamais vão encontrar espaço para proliferação. E eu tenho certeza que esse também é o objetivo dos colegas do interior, que estão aqui presentes para este ato de fundação”.

Além de São Paulo, compareceram representantes das Prefeituras de Atibaia, Campinas, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Itaberá; Itapetininga; Itapevi; Itu, Jacareí, Jundiaí, Mirassol, Mogi das cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Osasco, Pindamonhangaba, Poá, Porto Ferreira, Praia Grande, Ribeirão Preto, Santa Bárbara do Oeste, Santana de Parnaíba, Santo Antônio do Jardim, Santos, São Caetano, São Manoel, Taubaté e Ubatuba.

Ao final do evento, representantes das Prefeituras de Campinas, Cotia, Franca, Guaratinguetá, Guarujá, Indaiatuba, Mirassol, Mogi das Cruzes, Osasco, Pindamonhangaba, Porto Ferreira, Santos, São Caetano e Suzano foram os primeiros a assinarem o termo de adesão ao REPAC.

A próxima reunião acontecerá em Indaiatuba na primeira quinzena de junho. Os demais encontros serão definidos nesta reunião.