CGM ministra seminário sobre Combate à Corrupção em âmbito Municipal

Na tarde desta quarta-feira, 06/12, a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou no Centro Cultural do Banco do Brasil, o seminário: Combate à Corrupção em âmbito Municipal.

O evento faz parte da semana do combate à corrupção promovida pela CGM, que contou também com “Cafés Hackers” e oficinas da Lei de Acesso à Informação, sempre com o objetivo de incentivar a participação da sociedade na prevenção e combate à corrupção, e o aumento da transparência na gestão pública.

O Professor Dr. Gustavo Fernandes, assessor econômico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e professor do departamento de Gestão Pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas), abriu o seminário falando sobre a origem da corrupção e as diversas causas que podem ocasioná-la. Dentre inúmeros exemplos de combate à corrupção, destacou o aumento da competição em todos os níveis. “Quando tem competição, é mais difícil de haver corrupção, quanto maior o número de participantes em uma licitação, mais difícil fica de fraudá-la. Inclusive a competição política, a oposição tem um papel crucial de observação e auditoria para qualquer governo.”

O professor ainda fez uma provocação ao público sobre os argumentos da corrupção existir no Brasil pelo tamanho da “máquina do governo”. “A Dinamarca é pequena, tem um governo pequeno, hoje quase não existe corrupção por lá, mas já existiu! Então, é possível sim combater a corrupção aqui. O grande tamanho traz um grande desafio, mas é possível!”
O Coordenador de Promoção da Integridade, Renato Corte Lopes, palestrou sobre as ferramentas utilizadas pela CGM para a prevenção à corrupção na cidade de São Paulo. A utilização da transparência ativa e passiva, as oficinas de formação sobre a Lei de Acesso à Informação, oficinas de ética, a elaboração da Política Municipal de Transparência e Dados Abertos, o programa de Integridade e Boas Práticas, aplicado de forma pioneira na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em 2017.

O Controlador Geral do Município, Dr. Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, encerrou as apresentações falando sobre os objetivos da CGM no ano. “Nosso objetivo é aproximar a CGM da gestão, aproximar no sentido de poder fornecer subsídio para melhorar a tomada de decisão, ajudar na prevenção dos problemas, e não apenas na punição deles.”
A criação da cultura da transparência também foi um dos objetivos da CGM, incentivar a participação do munícipe, para que ele também atue como um agente da fiscalização municipal.

Depois das apresentações o público presente teve a oportunidade de debater com os palestrantes sobre o tema, além de dividir algumas experiências vivenciadas. O tema “combate à corrupção” com certeza estará presente em futuros eventos da Controladoria Geral do Município.