CGM-SP é a anfitriã da Reunião do CONACI

 A 25ª Reunião Técnica do CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno) aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com organização da Controladoria Geral do Município (CGM-SP).

Além da agenda administrativa do conselho, também foram apresentadas várias palestras ao longo dos dois dias, com temas relacionados aos interesses dos órgãos de controle interno.

No primeiro dia de reunião, o Controlador Geral do Município, Dr. Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, apresentou em sua palestra a estrutura organizacional da CGM-SP, as realizações de destaque conquistadas durante o ano e falou sobre a política de transparência. “Poucas cidades do mundo tem um sistema de abertura de dados como a cidade de São Paulo, e isso nos orgulha muito!”.

O Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) realizado de forma inédita, com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, já possui quatro novas pastas confirmadas para sua continuidade, são elas: Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Gestão (SMG), e das Prefeituras Regionais (SMPR) e com a Prefeitura Regional de Vila Maria/ Vila Guilherme (PR-MG).

Outro destaque da apresentação do Controlador foi o SISPATRI, Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos, que cruza dados e informações sobre a renda e o patrimônio acumulado pelos servidores públicos. Alguns membros do CONACI se manifestaram mostrando interesse em um futuro acordo de cooperação entre os seus órgãos e a CGM-SP.
No segundo dia de reunião, o Coordenador de Promoção da Integridade, Renato Corte Lopes, pôde apresentar a estrutura de funcionamento da COPI, um dos braços de atuação da CGM-SP.

Foram apresentados os conceitos de governo aberto e suas iniciativas no município de São Paulo, como a Rede Info Aberta. O desenvolvimento da Política Municipal de Transparência e Dados Abertos também foi citado, além da importância da transparência como aliada da gestão pública.

A próxima reunião dos membros do CONACI deve acontecer entre março e abril de 2018, em Recife - PE.