CGM-SP e CONACI realizam Seminário sobre Gestão de Riscos e Controle Interno

Evento realizado no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência contou com a presença dos membros do CONACI de todo o país.

O município de São Paulo foi sede do Seminário: “Gestão de Riscos e Controle Interno como instrumento de Governança”, no dia 30 de novembro, evento organizado pela Controladoria Geral do Município (CGM-SP) e pelo próprio CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno.

O Seminário aconteceu no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, na manhã do dia 30/11, oficializando o início dos trabalhos do CONACI em São Paulo.

A abertura do evento foi feita pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Battistella, representando o Governador Geraldo Alckmin, que falou sobre a relevância do “compliance”, e a necessidade do governo abraçar esses mecanismos em cada ação executada.

O Presidente do CONACI, Dr. Roberto Paulo Amoras, que também é Auditor Geral do Estado do Pará, destacou a importância do encontro, além do desejo de ampliar o alcance do Conselho por toda a América do Sul.
Representando o Prefeito João Dória, o Secretário Municipal de Justiça, Dr. Anderson Pomini, exaltou o papel da transparência na gestão pública. “O órgão de controle interno deve ajudar na prevenção da corrupção, auxiliar o governo a ser cada vez mais transparente”.

O Controlador Geral do Município de São Paulo, Dr. Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, deu as boas vindas aos visitantes e dividiu com o público sua expectativa com o encontro: “Trazer boas práticas de controle e bons exemplos para todo o país!”

Dr. Gustavo Húngaro, Ouvidor Geral do Estado de São Paulo, reafirmou a importância da integração de todos os órgãos de controle, “quanto maior o alcance do controle interno, melhor é a administração pública e o aproveitamento de todos os recursos”.

A especialista sênior em economia e representante do Banco Mundial, um dos apoiadores do CONACI, concluiu que o caminho para que haja uma melhora na qualidade de vida e no bem-estar da população é através de parcerias, entre organizações, entre órgãos e entre governos.

O evento contou ainda com palestras sobre: “o Controle Interno como instrumento Alavancador de Resultados”; “A importância da Gestão de Riscos para a melhoria da Governança” e “Impactos estratégicos da Auditoria Interna para a Gestão”.