CGM realiza 3º workshop de Governo Aberto para servidores municipais.

Na última sexta-feira (06/10), a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou no Centro Cultural São Paulo, o 3º workshop de Governo Aberto para os servidores municipais, com foco nos temas: Transparência e Integridade.

O Coordenador de Promoção da Integridade (COPI), Renato Corte Lopes, abriu o evento destacando a importância da transparência, acesso à informação e abertura de dados. As informações devem ser compreensivas, livremente acessíveis e, quando não puderem ser disponibilizadas pró-ativamente (transparência ativa), devem existir ferramentas que possibilitem suas solicitações (transparência passiva).

Renato Lopes lembrou também que Transparência e Integridade estão nos planos de Metas 2017-2020 da Prefeitura de São Paulo, respectivamente nas metas 49 e 50. O trabalho desenvolvido pelos agentes de Governo Aberto faz parte deste planejamento.

O Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União, Márcio Aurélio Sobral, falou sobre a transparência como instrumento de controle social, um meio para a sociedade atingir outros direitos. A visibilidade do ato administrativo ajuda a prevenir a corrupção e atos não republicanos na administração pública.
Sobral elogiou a postura da cidade de São Paulo quanto à transparência: “Existe um grande distanciamento entre a prática e a legislação quando falamos de transparência na administração pública. Em São Paulo isso não acontece! O município possui excelentes exemplos de boas práticas sobre o tema.”

As Auditoras Municipais de Controle Interno, Juliana Silveira e Damaris Di Donatto, falaram sobre as práticas de Integridade e Combate à Corrupção dentro da CGM.

Promover a integridade no setor público é essencial para recuperar a confiabilidade da sociedade na administração pública, por isso, a CGM desenvolveu o Primeiro Programa de Integridade e Boas Práticas, junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Dentre os objetivos do programa estão a prevenção e o combate à corrupção, a promoção da ética no serviço público, o diagnóstico de vulnerabilidades e a sugestão de melhorias.

Após as palestras, os servidores puderam dar continuidade aos seus projetos de Governo Aberto, pensando em ações e tirando dúvidas com a equipe de monitores da COPI.

No próximo workshop, dia 1º de Dezembro, será feita a conclusão deste ciclo e a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos servidores municipais.

FOTO 1
FOTO 2
FOTO 3
FOTO 4
FOTO 5
FOTO 6
FOTO 7