CGM e SMT realizam seminário sobre Transparência

Controlador Geral do Município e Ouvidor Geral do Estado palestraram sobre a importância da transparência na gestão pública.

Na tarde da última quinta-feira, 28/09, o Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil recebeu o seminário “Controle, Compliance e Transparência Ativa na Administração Pública, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM).

A segunda mesa da tarde, com o tema: “Dos segredos à transparência na Administração Pública – uma evolução republicana”, contou com a presença do Controlador Geral do Município, Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, e do Ouvidor Geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro.

A transparência foi o foco principal das duas palestras, sua importância como ferramenta de controle social e auxílio da gestão pública foi lembrado por ambos, destacando sua utilização nos âmbitos municipal e estadual.

Guilherme Mendes apresentou as áreas de atuação da CGM e falou sobre a prática da transparência ativa, quando os dados são disponibilizados abertamente pelos órgãos, destacando os Relatórios de Auditoria Interna, todos disponíveis no site da CGM após sua conclusão. “O munícipe tem acesso aos detalhes que foram auditados em cada unidade, sabe de todas as recomendações que foram feitas, isso fomenta a participação da sociedade e ajuda na gestão pública.”

Para Gustavo Ungaro, “quanto maior a exposição do que acontece nos órgãos públicos e autarquias, menor a chance de acontecerem atos não republicanos”. O Ouvidor do Estado destacou ainda como o controle interno pode, e deve, ser um aliado da gestão pública. “O controle faz parte da gestão, eles têm que se ajudar, utilizar uma situação relatada em uma auditoria para evitar que isso ocorra novamente, é uma ferramenta de prevenção também.”

O Controlador Geral do Município encerrou sua apresentação valorizando a troca de experiências na área de controle interno. Divulgar as ações exitosas e compartilhar experiências com outros órgãos traz benefícios para todos. “Evitar o erro é mais barato do que corrigi-lo”, concluiu.