Agentes de Governo Aberto participam de encontro sobre Transparência

Na última quinta-feira, 24/08, o Mobilab, Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo, recebeu mais um encontro formativo dos Agentes de Governo Aberto, sobre a temática de Transparência e Controle Social.

O encontro foi conduzido por servidores da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), uma das áreas que compõem a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP).

Como introdução ao tema principal da tarde, os agentes participaram de um jogo sobre Transparência Ativa e Passiva, atividade conduzida por Lindalva Feitosa, diretora da Divisão de Fomento ao Controle Social. Os participantes foram divididos em grupos e alguns fizeram o papel de munícipes enquanto os demais eram servidores que atuam como pontos focais do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). A experiência permitiu que todos tivessem contato com o funcionamento da principal ferramenta de transparência passiva (e-SIC) e também com os dados e informações já disponíveis de forma proativa nos diversos portais da Prefeitura, como o Portal da Transparência, o Portal de Dados Abertos, o Geosampa, o ObservaSampa, o Busca Saúde, entre outros canais de transparência ativa.

Guilherme Yazaki, coordenador da Divisão de Fomento ao Controle Social falou sobre a importância de uma política de governança transparente e permeável à participação social. “Transparência é uma ferramenta fundamental para o exercício do controle social, pois só com o conhecimento sobre o que já existe é que podemos priorizar as ações e saber exatamente o que precisa ser feito ou não, tanto do ponto de vista do poder público quanto da sociedade civil como um todo”.

O programa Agentes de Governo Aberto oferece formações direcionadas tanto a munícipes quanto a conselheiros e servidores públicos. As oficinas acontecem de agosto a dezembro, são gratuitas e abordam os temas: transparência pública e dados abertos, mapeamento e gestão participativa, cultura digital e tecnologia aberta e colaborativa. Para saber mais informações sobre o programa Agentes de Governo Aberto, clique aqui.

Os próximos encontros formativos para os agentes serão em 21/09 e 19/10, em local a definir.