Programa de Metas & Orçamento: CGM participa de audiência pública na Lapa

Na noite dessa segunda-feira (31/07), a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) participou de uma audiência pública na Prefeitura Regional da Lapa, zona oeste da cidade. A proposta era apresentar as devolutivas do Programa de Metas 2017-2020, a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018 e o Plano Plurianual de 2018 a 2021.

Além da Controladora Geral do Município, Laura Mendes Amando de Barros, participaram da exposição e debates o Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Tácio Piacentini da Secretaria Municipal da Fazenda (SF).

Ao todo, o Programa de Metas 2017-2020, documento que reúne os principais objetivos da gestão para quatro anos, recebeu mais 23 mil sugestões, com a participação de quase 8 mil pessoas. Vale destacar que a Lapa foi a segunda Prefeitura Regional com o maior número de sugestões: 1.627, ficando atrás somente da Sé.

Como resultado dessa participação, foram incorporadas três metas, três projetos e 54 linhas de ação na versão final do Programa, apresentado pela Prefeitura no último dia 10 de julho.

Para a Controladora Geral do Município, essa é a prova de como a voz da população impacta na gestão da administração pública municipal. “Esse compromisso é essencial para o tipo de sociedade em que vivemos hoje. A participação e o controle social são práticas novas em nosso país, mas só devem crescer daqui pra frente”, afirmou.

O Programa de Metas é exigido pela Lei Orgânica do Município de São Paulo desde 2008. No documento estão contidas as prioridades do governo para os quatro anos de mandato, traduzidas em metas, ações estratégicas e indicadores para cada setor da administração pública.

Para mais informações sobre o Programa de Metas 2017-2020, clique aqui

A apresentação da dinâmica de elaboração do PLOA e do PPA, da qual os munícipes também terão a oportunidade de participar, foi feita pelo analista Tácio Piacentini.

Entre as reivindicações levantadas pela população durante a audiência de ontem estão:

- Obras para conter alagamentos na região da Vila Leopoldina;
- Reabertura do Hospital Sorocabana;
- Contratação de mais médicos geriatras para as Unidades Básicas de Saúde;
- Implantação de paradas de ônibus cobertas em toda a Lapa;
- Implantação de equipamentos esportivos nas praças e parques da região;
- Devolutiva à população sobre as questões e sugestões apresentadas.

Hoje (01/08) à noite a CGM-SP participa da Audiência Pública na Prefeitura Regional de Parelheiros.

SERVIÇO
Auditório PR-PA
Data: 01/08/2017
Horário: 19h às 21h30
Local: Estrada Ecoturística de Parelheiros (Antiga Sadamu Inoue), nº 5.252 - Jardim dos Álamos.

Ao todo, serão realizadas 32 Audiências Públicas. Clique aqui e confira o cronograma completo.