CGM apresenta a nova estrutura da Ouvidoria Geral do Município

Última mudança ocorreu em 18 de julho de 2016, com a publicação do Decreto nº 57.137

Na tarde de quinta-feira (18/05), a Assessoria Técnica da CGM apresentou uma proposta de reestruturação organizacional da Ouvidoria Geral do Município, que envolverá a formalização de competências, as funções dos servidores, o fluxo de processos, entre outros pontos.

Todas as mudanças propostas pela AT foram embasadas após uma série de estudos e reuniões realizadas com a equipe da OGM, visando melhorar o atendimento ao cidadão. Ao final do processo, a ideia é evitar desperdícios, reduzir custos e eliminar retrabalhos.

Vale destacar que a reestruturação da OGM também se encaixa nas alterações previstas no Art. 45 do Decreto Nº 57.576/2017 e no ‘São Paulo Íntegra e Transparente’, um dos projetos apresentados pela Prefeitura para o Programa de Metas 2017-2020.

Ao longo do evento também foram apresentados dados referentes às solicitações registradas na Ouvidoria. No primeiro trimestre de 2017, por exemplo, a OGM recebeu mais de 11 mil manifestações. Lembrando que todos os relatórios de atendimento realizados estão disponíveis em formato aberto no site da CGM. Para conferir, clique aqui.

É importante ressaltar ainda que fazem parte da reorganização da Ouvidoria Geral do Município, a mudança de local e telefone de atendimento ao público. Agora o serviço presencial acontece na Galeria Prestes Maia, localizada na Praça do Patriarca nº 02, na Sé. Já o telefone, passou de 0800 para 156 (opção 3), em dezembro do ano passado.

De acordo com a chefe de Assessoria Técnica da CGM, Natasha Borali, o local é mais adequado e vai facilitar o atendimento ao cidadão. “Para as denúncias de assédio moral e sexual, a Ouvidoria manterá um espaço exclusivo”, explicou.

A OGM é o departamento responsável pela segunda instância de atendimento no município de São Paulo. Ela pode ser procurada quando o usuário não obtém um retorno satisfatório da administração em um primeiro atendimento. Além disso, ela atua como ferramenta de gestão, identifica falhas e propõe medidas de solução para a qualidade dos serviços públicos.

O evento contou com a participação da Controladora Geral do Município, Laura Mendes Amando de Barros e do Chefe de Gabinete, Daniel de Paula Lamounier.