Prefeitura de São Paulo: SVMA é o primeiro órgão a implantar Programa de Integridade Pública

Nesse final de semana, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente publicou em Diário Oficial um comunicado informando sua adesão ao Programa de Integridade Pública Setorial, idealizado pela Controladoria Geral do Município.

A parceira entre a CGM e a SVMA vem ocorrendo desde o mês de janeiro, quando a proposta foi apresentada ao gabinete da secretaria.

Depois disso, os servidores da unidade já passaram por capacitações sobre o Código de Conduta Funcional (instituído pelo Decreto Nº 56.130) e a ética no exercício da função pública. Os cursos foram ministrados pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) da Controladoria e validados pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP).

Paralelamente às capacitações, os Auditores de Controle Interno da CGM estão trabalhando para diagnosticar vulnerabilidades, mapear processos, sugerir melhorias e ajudar na criação de indicadores, para que a pasta se torne um dos primeiros órgãos públicos brasileiros a realizar um programa de boas práticas, visando o fortalecimento da transparência.

O Programa de Integridade Pública Setorial, construído com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, deve ser totalmente implementado pela SVMA até o final desse ano.

Vale destacar que a iniciativa envolve todas as quatro áreas da CGM e seu grande diferencial é a realização de um trabalho preventivo com foco na redução de gastos públicos e no combate à corrupção.