Nos primeiros três meses desse ano, a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) realizou mais de 18,5 mil atendimentos, que envolvem reclamações, sugestões, elogios ou denúncias. No ano passado foram cerca de 13 mil. O número de protocolos de encaminhamento também aumentou: os registros passaram de, aproximadamente, 3,8 mil para 4,6 mil.
Segundo a Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio, esse crescimento é positivo e reflete a proposta da Central de Relacionamento da Prefeitura de ampliar o acesso do cidadão e dialogar com a administração pública. “Essa nova Central está em funcionamento desde o início do ano. À medida em que se ajusta à dinâmica de atendimento das mídias (telefone, presencial e eletrônica), amplia-se o número absoluto de atendimentos que incluem informações e reclamações. Observa-se essa tendência analisando os resultados mês a mês, atingindo o pico de atendimento em março”, explica Maria Lumena.
Para entrar em contato com o órgão, o cidadão ainda prefere o telefone, que representa 82,5% do total de atendimentos. A segunda opção mais utilizada é o formulário eletrônico, seguida pelo e-mail, cartas, presencialmente e ofícios. Essa ordem se manteve idêntica ao mesmo período de 2015, com exceção do FAX, que não é mais utilizado pela OGM-SP.
As duas secretarias municipais mais requisitadas pela população continuam sendo a de Coordenação de Subprefeituras e de Transportes. O terceiro lugar passou para a Saúde, posto ocupado pela Secretaria de Serviços no ano passado.
No que diz respeito às Subprefeituras, a da Sé se manteve no primeiro lugar de atendimentos da Ouvidoria. Já entre os assuntos mais demandados estão a Jardinagem, Vias Públicas/Logradouros e Limpeza.
Ainda de acordo com Maria Lumena, é importante ressaltar que a publicação dos relatórios pelo formato aberto propicia o cruzamento de dados, que revelam o perfil de demandas de cada secretaria ou subprefeitura, mas esse recorte deve ser visualizado considerando o contexto de cada órgão, como, por exemplo, a localização. “É normal o impacto da atividade fim se refletir nas manifestações”, afirma.
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Saiba mais sobre a OGM-SP
A OGM-SP tem como missão o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas.
Qualquer cidadão pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou não tiver os seus direitos garantidos.
Esclarecimentos de dúvidas e solicitações iniciais de serviços, tais como poda de árvore, limpeza, fiscalização, cumprimento da lei do silêncio urbano, informações sobre a documentação necessária para regularizar imóveis, entre outras questões, devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos responsáveis pelo telefone 156.
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