Prefeitura inicia formação de 100 profissionais concursados para atuar na Controladoria Geral do Município

Com novos funcionários, equipe da CGM será duplicada; somente no setor de auditoria, número será três vezes maior. Outros 200 analistas de políticas públicas e gestão governamental estão se formando com objetivo de inovar na formulação de ações

Foi iniciado nesta segunda-feira (14) o curso de formação para 100 novos auditores municipais de controle interno, que foram aprovados em concurso realizado no final do ano passado e atuarão na Controladoria Geral do Município (CGM), órgão criado em 2013 para dar mais transparência à administração municipal. Com o ingresso dos novos servidores, a equipe da CGM, que conta atualmente com cerca de 100 pessoas, será duplicada. Somente na Coordenadoria de Auditoria Interna, que tem 22 servidores ativos, serão 60 novos auditores, e na Corregedoria Geral do Município, ingressarão mais 25, em um quadro que conta com apenas 15 profissionais.

A carreira de auditor municipal de controle interno foi criada em maio do ano passado, com o objetivo de fortalecer o trabalho da CGM. Em apenas dois anos de atuação, a Controladoria garantiu a recuperação de R$ 270 milhões aos cofres municipais, como no recolhimento de impostos no caso conhecido como Máfia do ISS, em que auditores fiscais da Secretaria Municipal de Finanças cobravam propina de construtoras para recolher tributos menores que o devido. Até julho do ano passado, por conta do trabalho da CGM, 18 servidores envolvidos em casos de corrupção foram desligados da Prefeitura.

“Quando sugerimos a criação da carreira de auditor de controle interno, uma das preocupações de alguns vereadores era se iria parar a máquina pública, o que é uma visão antiquada de Controladoria. Controladoria não para a máquina pública, e às vezes, muito ao contrário. A Controladoria é aquela que mostra para o gestor a forma mais eficaz de levar à frente seus próprios projetos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, que abriu o curso com uma palestra no Expo Center Norte.

“Estamos dobrando, mas nas áreas mais sensíveis a gente quer triplicar. Tanto na área de auditoria quanto correição vamos dar um aumento quantitativo e qualitativo na gestão. Vamos ter gente e muita gente boa, já que fizemos um concurso puxado e com pessoas qualificadas. Temos certeza que eles irão contribuir muito com a gestão”, disse o coordenador de Auditoria Interna da CGM, Gustavo de Oliveira Gallardo.

O curso de formação seguirá até o dia 28, quando os candidatos farão outros exames, e, apesar de ainda não haver um prazo definido para a homologação do concurso, os aprovados deverão ser nomeados até o fim deste semestre. A concorrência para o concurso de auditor contou com quase 100 candidatos por vaga.

“A nossa Controladoria não é uma corregedoria. Às vezes, as pessoas consideram essas palavras sinônimos e não são. São muito diferentes. Em geral, a corregedoria está acoplada a uma secretaria. Não está vinculada diretamente ao gabinete do chefe do Executivo. O controlador tem o status de secretário ou ministro, mas com uma especificidade que o diferencia dos demais, que é o fato de que ele não está obrigado a apresentar seu plano de trabalho para aprovação do chefe do Executivo. Isso significa dizer que se a Controladoria quiser investigar alguém sem avisar, ela pode, pela sua independência”, afirmou o prefeito aos alunos.

“A gente não está pensando só no caça-corruptos, mas em uma equipe grande com potencial de ajudar na gestão, propor melhorias e participar da gestão. Vamos trabalhar juntos na gestão e auditoria”, disse Gallardo.

Além dos 100 auditores, outros 200 profissionais aprovados no concurso para analista de políticas públicas e gestão governamental também iniciaram a formação nesta segunda e irão atuar como formuladores de ações do município. “Os governos sempre ficam entre duas opções perversas: executar mal ou não executar. E a tarefa dessas duas carreiras é sair desse dilema e executar e executar bem. Executar bem é o que todo o povo brasileiro espera da administração pública. Essa carreira nasce para cumprir uma missão vital na administração pública, que é a de formular e inovar. Esse espírito tem de estar sempre presente, de que não há tarefa menor na administração pública”, disse Haddad.

“Queremos que a máquina pública dê conta de todos os desafios de qualquer governante e, para isso, reestruturamos todas as carreiras. Estamos fazendo isso de tal maneira que possa atrair os profissionais e competir com o mercado. Queremos profissionalizar e trazer os melhores técnicos para tocar as políticas do plano de governo de quem for eleito, que em tese for aprovado pela população. Para fazê-lo, o governante terá de ter condições, mas as condições administrativas que tínhamos eram insuficientes. Vamos deixar a máquina pública como ela nunca esteve, [porque] já estamos com condições de trazer profissionais de alto nível”, afirmou o secretário municipal de Gestão, Valter Correia.

Texto: SECOM

 

Imagens

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Crédito: Fernando Pereira