OGM-SP participa do aniversário de 10 anos da Ouvidoria Geral de Belo Horizonte

Evento ocorreu no Teatro Francisco Nunes, no centro da capital mineira.

Entre os dias 1 e 2 de fevereiro, a Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio, participou do “2º Seminário de Ouvidoria – Transparência, Ética e Cidadania”, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento - promovido pela Prefeitura de BH para comemorar os 10 anos de implantação da Ouvidoria local - tinha por objetivo incentivar a troca de experiências exitosas entre membros de diversos setores e qualificar gestores para atuação no encaminhamento e atendimento às demandas das ouvidorias.

O seminário foi aberto com a palestra do Dr. Raimundo Cândido Júnior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Minas Gerais (OAB-MG), e contou com uma série de painéis de discussão.

Também participaram do evento o ouvidor geral do município de Belo Horizonte, Saulo Amaral, da ouvidora geral do Sistema Único de Saúde (SUS), Eliana Pinto, do ouvidor do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, Maurício Pinto Ferreira, do ouvidor geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, do presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Edson Vismona, entre outros.

Vale ressaltar que a Ouvidoria Geral de Belo Horizonte (Ouvim) foi criada em 13 de janeiro de 2006, em conjunto com a Controladoria Geral do Município, através da Lei Nº 9.155.

O órgão, que recebe cerca de 180 manifestações por dia, funciona como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração municipal e tem o objetivo de identificar eventuais falhas que ocorram na prestação de serviços, bem como apontar sugestões que possam solucioná-las.

15º aniversário da OGM-SP

A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo também está ficando mais velha. No próximo dia 05 de julho, o órgão completa 15 anos.

Na prática, ela começou a funcionar de forma independente em 2001, por meio da Lei Nº 13.167. E em janeiro de 2013, quando foi criada a Controladoria Geral do Município (Lei Nº 15.764) a OGM-SP passou a integrar a estrutura organizacional da nova Secretaria, que também integra a Corregedoria Geral do Município, a Coordenadoria de Auditoria Interna (AUDI) e a Coordenadoria de Promoção da Integridade Pública (COPI).

Desde esse alinhamento ao controle interno em 2013 até dezembro de 2015, a OGM-SP registrou mais de 164 mil atendimentos e 49 mil protocolos de encaminhamento.

Para mais informações, clique aqui.