Matriz de vulnerabilidade da Coordenadoria de Auditoria Interna fortalece a transparência na seleção das unidades auditáveis

A Coordenadoria de Auditoria Interna da Controladoria Geral do Município de São Paulo elaborou uma matriz de vulnerabilidade para tornar ainda mais efetivo o planejamento de suas auditorias. A matriz é um instrumento de quantificação de indicadores que possibilita uma comparação mais justa e equivalente de todas as unidades da PMSP, uma vez que permite a identificação de características comuns a todas as secretarias e subprefeituras.

A criação dessa ferramenta surgiu de uma demanda interna para o fortalecimento da gestão pública e aprimoramento de métodos de identificação de riscos e fragilidades. “Foram utilizadas diversas fontes de informação como os bancos de dados das unidades e até pesquisas externas nunca antes feitas no município” – afirma Gustavo Gallardo, Auditor Geral do Município de São Paulo . Ele ainda ressalta que a matriz deverá ser atualizada periodicamente, já que será o principal alicerce do Plano Anual de Auditoria.Ao agregar estas informações, é possível avaliar o nível de criticidade de uma unidade, a fim de que se possa priorizar uma auditoria nos locais que estejam mais vulneráveis” – completa.

 

Indicadores

Os indicadores, que possuem pesos iguais, foram estabelecidos em dois grupos: para secretarias e para subprefeituras. Entre os indicadores estão o número de contratos, aditamentos, pregões não eletrônicos e emendas das pastas. Confira a lista completa aqui.

 

Resultados

A primeira avaliação já foi concluída e as unidades divididas em quatro níveis de criticidade: baixo, médio baixo, médio alto e alto. Seis secretarias e sete subprefeituras foram consideradas com alto grau de criticidade. Para saber a avaliação de cada unidade acesse este link.