São Paulo é terceira colocada em novo ranking de Transparência

Capital paulista foi uma das quatro cidades classificadas com Nível de Transparência Alto, com 72,53 pontos, segundo a pesquisa “Indicadores da Cidade Transparente”

A cidade de São Paulo está entre as três capitais mais transparentes do país. É o que apontam os “Indicadores da Cidade Transparente”, um estudo divulgado nesta quarta-feira (23/9) por 14 entidades da sociedade civil. Essa é a primeira ação do projeto Cidade Transparente, iniciativa capitaneada pelo Instituto Ethos e pela Amarribo Brasil.

A capital paulista foi uma das quatro cidades classificadas com Nível de Transparência Alto, e ocupa o terceiro lugar geral no ranking, que é liderado por Vitória (ES) e seguido por Curitiba (PR).

Neste estudo, foi avaliado o grau de transparência dos municípios brasileiros por meio de um questionário com 129 indicadores, aplicado pela equipe organizadora. Desta primeira edição, participaram as 27 capitais. De acordo com as organizações, o estudo completo com o detalhamento da avaliação deve ser lançado em outubro.

A partir das pontuações dos municípios, elaborou-se um ranking do nível de transparência municipal com cinco categorias: Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. Nesta análise, nenhuma capital foi avaliada como Nível de Transparência Muito Alto ou Muito Baixo.

Entre as avaliadas com Nível de Transparência Médio, estão Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Já a categoria de Nível de Transparência Baixo conta com Fortaleza (CE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), e Florianópolis (SC). 

Uma cidade de referência, que agregaria as boas práticas encontradas nas cidades avaliadas, alcançaria uma nota de 96,67 pontos.

Além do Instituto Ethos e da Amarribo Brasil, participaram da iniciativa as seguintes organizações: Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo, Artigo 19, Instituto Campinas Sustentável, Instituto de Políticas Públicas da Amazônia, Instituto Soma Brasil, Movimento Voto Consciente, Observatório Cidadão de Piracicaba, Observatório Social do Brasil, Open Knowledge Brasil, Produtora Colaborativa, Rede pela Transparência e Participação Social e Transparência Hacker.