OGM comemora o ‘Dia do Ouvidor’

Na manhã de hoje (18/03), a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo promoveu em sua sede, na região central da cidade, uma palestra para comemorar o ‘Dia do Ouvidor’.

O evento abordou a seguinte questão: De que forma a Ouvidoria contribui para o fortalecimento da gestão?

Segunda a ouvidora geral do município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio, esse apoio ocorre de maneira transversal. “O munícipe deve se sentir parte da gestão pública e o nosso objetivo é exatamente esse: fomentar a participação social”.

Para exemplificar, Lumena afirmou que “os cidadãos sinalizam qual o caminho eles desejam seguir e o papel da ouvidoria é viabilizá-lo”.

De acordo com o Controlador Geral do Município, Roberto Porto, as manifestações que ocorreram no último domingo (15/03), mostram a importância do trabalho realizado pelas ouvidorias. “Elas são exatamente aquilo que clamamos hoje: o diálogo aberto entre o governo e a sociedade”.

Durante a palestra, Lumena ressaltou a importância do cumprimento de prazos. “Se colocar no lugar do munícipe é a nossa premissa. Quando a administração pública de maneira geral indica prazos, automaticamente ele gera uma expectativa. E quando ele cumpre com o prometido, ele mostra a sua capacidade e a importância que ele dá ao cidadão”.

Ao final do evento, foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o papel das ouvidorias, coordenado pelo chefe da Assessoria Técnica da CGM, Diogo Falchano Bardal.

Participaram do evento representantes e ouvidores da São Paulo Turismo (SPTuris), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Serviço Funerário, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das coordenadorias regionais da saúde e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

A palestra também foi prestigiada pelos ouvidores das prefeituras municipais de Mauá, Celma Dias e de Taboão da Serra, João Melo.

Estavam presentes ainda servidores das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Serviços, Educação, Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Subprefeituras, Transportes, Negócios Jurídicos e Saúde, assim como das subprefeituras de Aricanduva, Campo Limpo, Vila Maria, Parelheiros, Perus, Capela do Socorro e Vila Maria/Vila Guilherme.

 

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: Mônica Casanova/CGM.

Foto 1 

Foto 2 

Foto 3 

Foto 4 

Foto 5 

Foto 6 

Foto 7