Prefeitura de SP e Transparência Internacional desenvolverão ações conjuntas no combate à corrupção

Protocolo de intenções foi firmado entre a ONG e Controladoria Geral do Município nesta quinta-feira, na sede da Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo firmou nesta quinta-feira (11) um protocolo de intenções com a ONG Transparência Internacional para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a prevenção e combate à corrupção, a promoção da transparência e o estímulo à participação social. O documento foi assinado nesta tarde pelo prefeito Fernando Haddad, pelo diretor geral da entidade, Cobus de Swardt, e pelo controlador-geral do município, Mário Vinícius Spinelli. 

Swardt elogiou o trabalho desenvolvido pela Controladoria Geral do Município e ressaltou que o atual momento do país, marcado por uma crise de credibilidade em relação às instituições, é extremamente oportuno para o aperfeiçoamento dos mecanismos de prevenção e combate à corrupção e para o início de um processo consistente mudança nas relações entre as empresas e o poder público.
O diretor da Transparência Internacional também explicou a forma de atuação da entidade, que no país é parceira da Amarribo Brasil.

O prefeito Fernando Haddad destacou a importância da parceria e chamou a atenção para a necessidade de que a população seja envolvida nesse processo, que deve ser marcado por uma mudança de cultura em relação ao combate à corrupção.

“Além de contribuir, com sua experiência internacional, para o desenvolvimento de ações inovadoras no combate à corrupção na cidade de São Paulo, a Transparência Internacional poderá ajudar a disseminar as iniciativas bem sucedidas implementadas pela Prefeitura de São Paulo”, ressaltou o controlador Spinelli.



O protocolo estabelece que, em 90 dias, a Transparência Internacional e a Controladoria Geral do Município deverão definir os projetos, metas, fases de execução e ações que serão contempladas na parceria.

Transparência Internacional sugere 5 medidas para combater a corrupção

A Transparência Internacional lançou nesta semana uma campanha mundial “Unmask the corrupt” (desmascare o corrupto), para estimular o combate à corrupção.

Segundo dados da Global Financial Integrity, entre 1960 e 2012, estima-se que US$ 400 bilhões (R$ 1 trilhão) originados de operações ilícitas tenham sido enviados para paraísos fiscais.

A campanha recomenda cinco medidas para combater a corrupção:

- Não pague suborno;
- Não receba suborno;
- Se engaje na luta contra a corrupção;
- Denuncie abusos;
- Não apoie políticos corruptos.


Saiba mais

A Transparência Internacional é uma organização da sociedade civil criada em 1993 para promover a luta contra a corrupção. Com sede em Berlim, Alemanha, e escritórios em mais de cem países, a entidade realiza pesquisas, projetos e mobilização anticorrupção junto a governos, empresas e a sociedade civil. No início de dezembro, a entidade divulgou o ranking anual sobre a percepção em relação à corrupção nos países, que apontou o Brasil na 69ª posição entre 175 países e territórios.

A Amarribo Brasil é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) criada em 1999. Atua no combate à corrupção, na promoção da ética, da probidade e da transparência.

A Controladoria Geral do Município foi criada em 2013 pelo prefeito Fernando Haddad e tem como objetivo atuar para combater a corrupção na gestão municipal, garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e a participação social e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.