Controladoria promove oficina sobre acesso às informações municipais e controle social para alunos da ETEC–CEPAM

Evento inaugura série de capacitações sobre a LAI promovida pela Administração Municipal em parceria com outros órgãos

A Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (CGM-SP) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (ETEC-CEPAM) realizam na próxima segunda-feira (24), das 19h às 22h, no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), uma oficina sobre acesso às informações municipais de interesse público e controle social.  Participarão do evento 120 alunos da ETEC-CEPAM, e haverá 40 vagas extras voltadas para outros alunos da ETEC e para o público do Campus. (Faça sua inscrição aqui)

>>>Prefeitura de SP disponibiliza catálogo com 591 bases de dados do Município
>>>‘Diário Livre’ permitirá a ampliação do controle social e o aprimoramento dos processos da Administração
>>>Portal da Transparência disponibiliza informações sobre compras e licitações da PMSP
>>>Cartilha dá dicas para a elaboração de pedidos de informação sobre a Administração Municipal

Desde 2013, a CGM-SP realiza uma série de oficinas temáticas sobre a Lei de Acesso à Informação (veja como foram as anteriores), nas quais munícipes e representantes de movimentos sociais são apresentados aos dados sobre a Prefeitura de São Paulo disponibilizados no Portal da Transparência e estimulados a exercer o controle social com base na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527). O evento realizado na ETEC-CEPAM dará início a um novo ciclo de oficinas, promovidas pela gestão municipal em parceria com outros órgãos.

Na primeira parte do evento, os representantes da Controladoria Geral do Município farão uma breve introdução sobre os direitos assegurados pela LAI e apresentarão as iniciativas do município na ampliação da transparência e no fomento à participação social. Na segunda etapa, os participantes poderão escolher entre três temas: educação, cultura e criança e adolescente. Serão discutidos pedidos de informação relacionados ao tema e os participantes receberão instruções sobre o uso da plataforma e-SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) e dicas para a elaboração de pedidos de informação.  

“Esperamos que esse evento seja o primeiro de muitos, pois sabemos que é dever do Estado fomentar o controle da sociedade civil sobre a administração pública e garantir o controle interno para atender às questões apontadas por essa sociedade atuante e conhecedora de seus direitos”, explica Lindalva de Jesus Feitosa Oliveira, diretora de Fomento ao Controle Social da Coordenadoria de Promoção de Integridade da CGM-SP.
 
Oficina CGM- CEPAM
DATA: 24.11.2014
HORÁRIO: 19h às 22h 
LOCAL: Avenida Prof. Lineu Prestes, 913 - Cidade Universitária – Butantã
INSCRIÇÃO: clique aqui