Controladoria apresenta metodologias de prevenção à corrupção no 35º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

Análise patrimonial e matrizes de risco permitem a identificação de casos de enriquecimento ilícito e o mapeamento de redes de corrupção

O controlador geral do Município de São Paulo, Mário Vinícius Spinelli, e o chefe da assessoria técnica da CGM-SP, José Luis Serafini Boll, participam como palestrantes do 35º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (CONBRAI), que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro em Goiânia.

>>>Prefeitura de SP é uma das primeiras do país a regulamentar a lei anticorrupção
>>>CGM-SP e CADE firmam acordo de cooperação para a repressão de cartéis 
>>>Arrecadação da Prefeitura com o ISS cresce 74% após ação da Controladoria
>>>SP lidera avaliação sobre acesso à informação realizada pela FGV

Spinelli apresentará a metodologia de análise patrimonial implementada pela CGM-SP em 2013. Além de permitir a identificação de agentes públicos com evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos, a técnica - que inclui a produção de informações estratégicas e de inteligência, a utilização de matrizes de risco, o cruzamento de bases de dados e o uso de processos de análise de fluxos de caixa - possibilita o mapeamento de redes de corrupção. A metodologia foi o ponto de partida para a identificação dado esquema que desviou recursos do ISS-Habite-se, que teria causado um prejuízo estimado em R$ 500 milhões aos cofres municipais.

O chefe da assessoria técnica da CGM-SP apresentará os procedimentos adotados para a elaboração de matrizes de risco com base em indicadores, utilizados pelo setor de inteligência da Controladoria no planejamento das ações preventivas de combate à corrupção.


Veja o programa do Congresso