Catálogo Municipal de Bases de Dados já está disponível no Portal da Transparência

591 bases de dados de todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo foram catalogados para facilitar os pedidos de informação e estimular o controle social

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta terça-feira (22) no Portal da Transparência o Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMDB). Organizado pela Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (CGM-SP) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o Catálogo tem como objetivo apresentar aos munícipes todos os dados produzidos pelos órgãos e entidades da administração municipal, de modo a facilitar os pedidos de informação e estimular o controle social.

Foram catalogadas 591 bases de informação – 327 de secretarias, 93 de subprefeituras e 171 de entidades da administração indireta -, que incluem arquivos de dados - como planilhas e documentos de textos – e bancos de dados, que terão atualização permanente. Informações que ainda não estiverem disponíveis poderão ser solicitadas pelo e-SIC.

>>> Acessos ao Portal da Transparência da PMSP têm alta de 90% no primeiro trimestre 
>>> Portal da Transparência disponibiliza informações sobre compras e licitações da PMSP
>>> Portal da transparência mostra obras embargadas na cidade de São Paulo


“Com o Catálogo, mesmo que os dados de interesse do munícipe não estejam acessíveis, será possível identificar qual o órgão detentor das informações, que poderão solicitadas por meio do e-SIC”, destaca o diretor da Divisão de Transparência Ativa da CGM, Gabriel Ponzetto.

A elaboração do Catálogo Municipal de Bases de Dados faz parte de uma série de iniciativas implementadas pela Controladoria Geral do Município para ampliar a transparência das informações de interesse público. A publicação do CMBD foi determinada no Decreto nº 54.779/2014, que alterou o Decreto nº 53.623/2012, que regulamentou a Lei de Acesso à Informação (LAI)
no município.

Veja também:

Prefeito assina PL que cria o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social
Controladoria divulga balanço do seu primeiro ano de atuação
Prefeitura demite quatro servidores envolvidos no desvio de recursos do ISS-Habite-se
Prefeitura regulamenta lei que responsabiliza empresas por atos de corrupção
19 Estados usarão a metodologia criada pela CGM-SP no combate à corrupção