Controladoria vai colaborar com projeto de transparência criado pela USP para a cidade de São Paulo

Acordo de cooperação entre grupo de pesquisas da USP Leste e CGM buscará ampliar o detalhamento dos dados orçamentários e fomentar a participação cidadã

Convidada pela Controladoria Geral do Município (CGM), a professora Gisele Craveiro se reuniu com servidores da Secretaria Municipal de Finanças (SF) e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) para apresentar o projeto Cuidando do Meu Bairro, do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI), da USP Leste.

A professora explanou as dificuldades enfrentadas na base de dados da prefeitura, o que impede o controle social por parte da população. “Apesar de ter muitas informações, elas não apresentam um nível de detalhe desejável”, explica Gisele. A docente citou como exemplo o caso de uma pasta que menciona a previsão orçamentária de uma coordenadoria, mas sem especificar o equipamento público de destino. A desagregação e a insuficiência de elementos impossibilitam, neste caso, o mapeamento do orçamento e, por consequência, um acompanhamento mais próximo da população.

O “Cuidando do meu bairro” tem essa denominação justamente para aproximar o cidadão de seu ambiente social e despertar o interesse para uma participação no controle dos gastos públicos. A professora explicou que a ferramenta é utilizada pela Escola da Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira, localizada em Ermelino Matarazzo. “Como a escola tem atividade toda semana, o Cuidando do meu bairro serve para fomentar o engajamento para monitorar o orçamento público”, relata Gisele. “Usamos o projeto para ilustrar o orçamento e de uma forma intuitiva”. O GPOPAI tem planos de realizar oficinas e ter uma atuação junto à população e gestores quanto ao uso do “Cuidado do meu bairro”, em 2013.

“Cuidando do meu Bairro” tem a coordenação da professora Gisele, dentro do GPOPAI, vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. É um projeto de pesquisa em andamento que tem como princípio utilizar a informação pública.

A CGM pretende assinar com o GPOPAI um Acordo de Cooperação sem transferência de recursos, para concretizar e dar continuidade ao projeto, que deve contar com o auxílio de outras secretarias para seu desenvolvimento.