29/09/2009 17h37

Share

Expansão das AMAs Especialidades continua com inauguração da sétima unidade

A capacidade de atendimento da nova AMA Especialidades na Vila das Mercês, na Zona Sul, é de cerca de 6.500 pacientes por mês. Será referência nas áreas médicas de urologia, neurologia, cardiologia e reumatologia, entre outras especialidades.

São Paulo ganhou um novo equipamento de referência no atendimento de Saúde. O prefeito Gilberto Kassab inaugurou na manhã desta terça-feira (29/09) mais uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades, na avenida Nossa Senhora das Mercês, 1.315, na Zona Sul.

Médicos especializados em urologia, neurologia, cardiologia, reumatologia e endocrinologia e cirurgiões vasculares e ortopedistas atenderão pacientes encaminhados pelas UBSs e AMAs de sua área de referência.

"A nova unidade é fundamental no atendimento de especialidades clínicas que são identificadas, de forma preliminar, nas AMAs comuns, onde o atendimento tem caráter mais genérico, e nas UBSs. Esta é a sétima AMA Especialidades da cidade e irá contribuir para que a o atendimento nessas áreas específicas seja agilizado", disse Kassab.

A capacidade de atendimento da AMA Especialidades Vila das Mercês é estimada em 6.500 pacientes por mês. A unidade, que atende de segunda a sábado, das 7h às 19h, foi instalada no andar térreo do prédio onde funciona a UBS de mesmo nome, e conta com consultórios para cada especialidade e local para realização de teste ergométrico, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holther, ultrassonografia, ecocardiografia e doppler e raio-X.

A AMA Especialidades Vila das Mercês será gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), parceiro da Prefeitura que assumiu o gerenciamento da primeira AMA da cidade, em 2005, e da primeira AMA Especialidades, em 2008. "Já são 17 UBS, 11 AMAs e quatro AMAs Especialidades gerenciada por nossa entidade. Também desenvolvemos um trabalho em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein no Hospital do M'Boi Mirim", explicou Fernando Proença de Gouvêa, superintendente do Cejam.

Modelo

As AMAs especialidades cumprem uma função diferente das AMAs comuns. Elas atendem usuários, por meio de consultas agendadas, encaminhados pelas AMAs, hospitais e UBS, sempre que é identificada a necessidade de um atendimento mais específico. De acordo com a Agenda 2012, programa de metas da administração municipal, a Prefeitura pretende implantar, no mínimo, outras 10 novas AMAs Especialidades.

"Quando a gestão optou por criar as AMAs, que abriram novas portas de atendimento à população, nós já sabíamos que os milhões de consultas feitas por elas iriam gerar a necessidade de atendimento especializado. Foi assim que surgiu a AMA Especialidades. Desde a inauguração da primeira AMA Especialidades, em 2008, até julho de 2009, já foram atendidas mais de 200 mil pessoas", explicou o secretário adjunto de Saúde, José Maria da Costa Orlando.

FOTOS
O crédito da foto deve ser Ricardo Fonseca/Secom.

Foto 1 - "O encaminhamento para essa unidade é feito nas UBSs e AMAs", explica Kassab

Foto 2 - Presentes na inauguração o secretário da Saúde, Januário Montone, e seu adjunto, José Maria da Costa Orlando

Foto 3 - Maria Aparecida Margenta aproveita para checar a pressão na nova unidade

Foto 4 - A unidade oferece exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, holther, ecocardiografia e doppler

Foto 5 - AMA Especialidades fica na avenida Nossa Senhora das Mercês, 1.315, na Zona Sul

VÍDEO
Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento.

ÁUDIO
Arquivo de áudio (em .mp3) deste evento.