Jabaquara terá hospital municipal com mais de 250 leitos

Antigo hospital particular adquirido pela Prefeitura estava desativado há dois anos. Unidade terá maternidade, pronto-socorro e pediatria

As regiões sul e sudeste terão um novo hospital municipal em 2014, com mais de 250 leitos. O prefeito Fernando Haddad recebeu nesta segunda-feira (16) as chaves do Hospital Santa Marina, no Jabaquara, adquirido pela Prefeitura para ampliar o atendimento público de saúde na região. Desativado há dois anos, o edifício irá abrigar um hospital geral com maternidade e terá pronto socorro, atenderá pediatria e clínica médica, com a realização de cirurgias.

O novo hospital público é uma demanda dos movimentos sociais de saúde da zona Sul da cidade e foi fruto de um acordo entre a administração municipal e a empresa Amil. “Este hospital era privado, estava fechado. Nós compramos o hospital, vamos reformá-lo e até o primeiro semestre do ano que vem ele já começa a funcionar pelo SUS”, afirmou o prefeito Haddad.

Os investimentos na compra do hospital foram de R$ 59,4 milhões. “Quando este prédio foi a leilão para pagar os direitos trabalhistas dos ex-funcionários do Santa Marina, a Amil adquiriu o hospital. Um dia antes a Prefeitura tinha decretado a utilidade pública deste equipamento. Fizemos então um acordo em juízo para passar o hospital para a Prefeitura, com a indenização do que foi pago pelo hospital”, disse Haddad.

Em breve, será aberto um chamamento público para o desenvolvimento do modelo de administração do hospital. Estima-se que a reforma dure entre 120 e 150 dias. O Hospital Santa Marina soma-se aos hospitais de Parelheiros, Vila Matilde e Brasilândia no plano de expansão do número de leitos públicos na cidade. “A zona sul é a região da cidade de São Paulo que tem a menor oferta de leitos públicos para a saúde. A cidade oferece cerca de dois leitos públicos por mil habitantes. Na zona sul tem 0,7. E nesta região próxima do Jabaquara, de Cidade Ademar tem 0,4”, explicou o secretário municipal de Saúde, José de Fillipi.

Durante o evento, o movimento popular do Jabaquara entregou ao prefeito um documento de apoio ao novo hospital com a assinatura de 47 organizações da região. “Em nome do movimento popular de saúde eu gostaria de dizer que esta é uma conquista nossa. Pedimos este hospital, fizemos várias ações e queremos juntos discutir como será daqui para frente”, contou João Batista Mariano, membro do conselho gestor da saúde do Jabaquara.

O Hospital Santa Marina foi inaugurado em 1971 e pertencia à rede particular. Em agosto de 2011 a direção do hospital apresentou um pedido de falência por inadimplência. Ele possui 265 leitos hospitalares além de unidades de terapia intensiva, maternidade, equipamentos para cirurgias e exames, como ressonância magnética e tomografia. Ocupa um terreno de 15 mil metros quadrados, com uma área construída de 25 mil metros.

FOTOS
Crédito: Cesar Ogata / SECOM.

Foto 1 - Novo hospital público oferecerá mais de 250 leitos na zona sul.

Foto 2 - Filippi lembra que zona sul é a região da cidade com  menor quantidade de leitos hospitalares.

Foto 3 - Haddad recebe as chaves do hospital de Paulo Bragança, executivo da Amil.

Foto 4 - Prefeito fala sobre ações no município na área de saúde.