Capital ganha 8,6 km de faixa exclusiva na Zona Leste

Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 291,4 quilômetros de vias segregadas inauguradas desde janeiro para aumentar a velocidade do transporte coletivo

* Atualizado às 11h50

A cidade de São Paulo ganhará nesta semana mais 8,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade. Com a implementação, a operação Dá Licença para o Ônibus atingirá a marca de 291,4 km de vias segregadas inauguradas em 2013 para aumentar a velocidade do transporte coletivo.

A via exclusiva será implementada à direita em ambos os sentidos da Av. Dr. Assis Ribeiro, entre a Av. Gabriela Mistral e a Rua Reverendo José de Azevedo Guerra. Os coletivos terão prioridade pela nova faixa de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Na última sexta-feira (13), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) havia anunciado a inauguração de mais 37,9 quilômetros nesta semana. O órgão, no entanto, alterou esta programação em função do grande fluxo de pessoas que devem circular pela cidade neste final de ano. A execução dos projetos demanda bloqueios momentâneos do viário e a Companhia entendeu que seria mais confortável reagendar tais implantações. Os demais 29,3 quilômetros de faixas previstos serão inaugurados no início de 2014.

Mais velocidade e aprovação
Um estudo preliminar divulgado pela CET, em setembro, apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento de uma hora, agora, seria feito em 33 minutos.

De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, também divulgada em setembro, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chega a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.