Ciclofaixa de Natal Paulista/Ibirapuera vai funcionar à noite nos próximos dias 14 e 21

Objetivo é permitir a apreciação da decoração natalina de um jeito novo e saudável: em bicicletas. Sinalização do percurso contará com cones e bandeiras de orientação iluminados

Por conta da ativação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e sua interligação ao Parque do Ibirapuera no período noturno nos próximos sábados, dias 14 e 21 de dezembro, funcionando das 22h00 de sábado às 16h00 de domingo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) seguirá com um esquema operacional de trânsito para garantir a segurança dos ciclistas, pedestres e motoristas e manter a fluidez do trânsito.

Além de servir como mais uma opção de lazer aos ciclistas, a ativação da ciclofaixa de lazer é um estímulo para que os moradores de São Paulo deixem seus carros em casa para conferir os enfeites natalinos da Paulista e da região do Parque do Ibirapuera, pedalando. Na Avenida Paulista, um atrativo a mais será o trenó de Papai Noel puxado por bicicletas, que circulará entre as praças do Ciclista e Osvaldo Cruz durante as noites em que a Ciclofaixa de Lazer for ativada.

A fim de reforçar a visualização da ciclofaixa à noite, serão utilizados cones com dispositivos luminosos nos principais cruzamentos do percurso cicloviário, desde a Praça do Ciclista (Rua da Consolação com Avenida Paulista) até a Praça Armando Sales de Oliveira (Portão 09 do Parque Ibirapuera), sobretudo nos locais mais escuros do trajeto e em pontos de curvas, onde for necessário, por medida de segurança. Ainda com esse propósito, as bandeiras “PARE” seguradas pelos 195 orientadores ao longo da ciclofaixa terão nas hastes bastões luminosos adaptados. O patrocínio é do Grupo Bradesco Seguros.

Para a ativação do percurso cicloviário noturno, que possui 27,8 quilômetros de extensão, serão implantadas 15 faixas de vinil informando a operação e adotadas as mesmas medidas operacionais de engenharia de tráfego das Ciclofaixa de Lazer regulares dos domingos e feriados nacionais, conforme abaixo:

Ciclofaixa de Lazer Paulista
Possui 6,6 km de extensão (3,3 km em cada sentido), ligando a Rua da Consolação à Rua Vergueiro, passando pela Praça Osvaldo Cruz e Avenida Bernardino de Campos, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

Para a ativação desse trecho, são necessárias as seguintes alterações no sistema viário:

- Utilização da faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos da Avenida, exclusivamente para o tráfego de bicicletas;

- Bloqueio da Rua Haddock Lobo, entre a Rua Luís Coelho e a Avenida Paulista, ficando liberado apenas o acesso local;

- Bloqueio do retorno existente na Avenida Paulista junto à Rua Bela Cintra.

Além dessas medidas, estará ativada a sinalização semafórica específica para o ciclista no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo, com programação semafórica diferenciada, alternando o direito de passagem entre veículos motorizados e bicicletas. A medida visa garantir total segurança à circulação das bicicletas, evitando o entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados no trecho junto ao acesso do Túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo/Rebouças.

Por esta programação semafórica, os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte, será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente. Portanto, esta situação exigirá maior atenção tanto dos ciclistas como dos motoristas, visto ser exceção quando comparado com os demais cruzamentos da via.

Os veículos que se utilizam da Rua Haddock Lobo, no trecho bloqueado, deverão seguir:

- Sentido Rua da Consolação: Rua Luís Coelho, Rua Augusta (sentido Bairro) e Avenida Paulista (sentido Consolação);
- Sentido Jardins: Rua Luís Coelho e Rua Augusta (sentido Bairro);
- Sentido Paraíso: Rua Luís Coelho, Rua Augusta (sentido Centro), Rua Peixoto Gomide e Avenida Paulista (sentido Paraíso).

Ciclofaixa de Lazer Paulista / Parque do Ibirapuera
A interligação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista à Ciclofaixa das zonas Oeste/Sul, chegando à região do Parque do Ibirapuera, possui 21,2 km de extensão, com um percurso que passa pela Rua Vergueiro, Avenida Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Avenida Jabaquara, Avenida Indianópolis, Avenida República do Líbano até a Praça Armando Sales de Oliveira e acesso ao Portão 10 do Parque Ibirapuera.

- Rua Vergueiro – desde a Rua Corrêa Dias até a Avenida Professor Noé de Azevedo. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto entre Rua Machado de Assis e Rua Baltazar Lisboa, onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista sentido Bairro;

- Avenida Professor Noé de Azevedo – desde a Rua Baltazar Lisboa até a Rua Domingos de Morais. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho;

- Rua Domingos de Morais - desde a Avenida Professor Noé de Azevedo até a Avenida Jabaquara. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto no cruzamento entre Rua Sena Madureira e Rua Monsenhor Manuel Vicente e no trecho entre Avenida Indianópolis e Avenida Itacira, onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista sentido Centro;

- Avenida Jabaquara - desde a Rua Domingos de Morais e a Avenida Indianópolis;

- Avenida Indianópolis – desde a Avenida Jabaquara até a Avenida Ibirapuera. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho;

- Avenida República do Líbano – entre a Avenida Ibirapuera e o Praça Armando Sales de Oliveira (Portão 09 do Parque Ibirapuera).

O funcionamento de todo o percurso é acompanhado por monitores de travessia contratados pelo Grupo Bradesco Seguros, supervisores de campo e agentes de trânsito da CET.

Natal Iluminado 2013
É importante destacar que, por conta da decoração natalina, a CET montou uma operação especial de trânsito na Avenida Paulista. Desde o dia 10/12, a CET intensificou o monitoramento da avenida, no trecho entre a Praça do Ciclista e a Praça Osvaldo Cruz, das 18h00 à 1h00, para a realização do "Natal Iluminado 2013". A operação alterou regras de estacionamento na região, a saber:

- Alameda Santos, entre a Rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no lado par, passa a ser proibido parar e estacionar também aos domingos, das 7h00 às 23h00. Atualmente, a proibição é de segunda-feira a sábado, nesse mesmo horário;

- Rua Cincinato Braga, no lado ímpar, passa a ter proibição de estacionamento em período integral, inclusive aos domingos. Atualmente, essa via possui proibição de estacionamento de segunda-feira a sábado, das 7h00 às 21h00

- Rua São Carlos do Pinhal, entre Avenida Brigadeiro Luis Antonio e Alameda Joaquim Eugênio de Lima, e entre as ruas Pamplona e Itapeva, lado ímpar, passa a ter proibição de estacionamento em período integral, inclusive aos domingos. Atualmente, essa via posse proibição de estacionamento de segunda-feira a sábado, das 7h00 às 21h00.

Motoristas com destino à região da Avenida Paulista terão como alternativas as seguintes vias:

- Sentido Consolação: Rua Treze de Maio, Rua Cincinato Braga e Rua São Carlos do Pinhal.

- Sentido Paraíso: Alameda Santos.

Já aqueles que pretendem evitar a região poderão utilizar os seguintes trajetos:

- Sentido Consolação: Rua Vergueiro, Avenida 23 de Maio, Ligação Leste/Oeste, Praça Franklin Roosevelt, Rua da Consolação.

- Sentido Paraíso: Rua da Consolação, Ligação Leste/Oeste, Avenida 23 de Maio, Rua Ramon Penharrubia, Viaduto Santa Generosa.

Além da bicicleta, a melhor opção de deslocamento para os usuários que pretendem visitar os eventos natalinos da Avenida Paulista é a utilização do transporte público (ônibus e Metrô). Privilegiada por sua localização, a Avenida Paulista é servida pela linhas 2 (Verde) e 4 (Amarela) do Metrô. Para chegar aos pontos de visitação, os usuários poderão desembarcar nas estações Paulista, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro.

Já aos usuários que desejam acessar a região do Parque do Ibirapuera para a visitação às apresentações da Fonte Multimídia e Árvore de Natal, a CET recomenda também que dêem preferência ao transporte público (ônibus e Metrô) ou, se preferirem optar por um desses dois dias de ciclofaixa em horário diferenciado, também poderão chegar de bicicleta.

A Engenharia de Campo da CET montou uma operação especial de trânsito no local desde o dia 1º de dezembro. A Fonte Multimídia está localizada na Praça Armando Sales de Oliveira com a Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera, Portão 09, com apresentações desde o domingo, dia 01 de dezembro; e a Árvore de Natal, instalada na Praça Escoteiro Aldo Chioratto com a Avenida Pedro Álvares Cabral, inaugurada no domingo seguinte, dia 08 de dezembro.

Com o deslocamento dos visitantes nas apresentações da Fonte Multimídia e Árvore de Natal, foi desativada uma faixa de rolamento na Avenida Pedro Álvares Cabral (sentido Vila Mariana), entre os Portões 09 e 10 do Parque Ibirapuera, com a realização de reservas de vagas neste trecho. Esclarecemos que as reservas de vagas serão utilizadas para ampliação do espaço de visitação, adicionando faixas de rolamento ao espaço destinado aos pedestres, visando garantir a segurança dos munícipes.

Alternativas
Se possível, devem ser evitadas algumas vias que poderão apresentar trânsito lento. Para deslocamentos de longa distância, a CET sugere o uso de vias arteriais que irão possibilitar a transposição da área mais crítica:

- Evitar a Rua Vergueiro, Avenida Professor Noé de Azevedo e Rua Domingos de Morais, utilizando a Avenida Doutor Ricardo Jafet;

- Evitar a Avenida Jabaquara, utilizando a Avenida Professor Abraão de Morais;

- Evitar a Avenida República do Líbano, utilizando a Avenida Ibirapuera e a Avenida dos Bandeirantes;

- Evitar a Avenida Pedro Álvares Cabral, utilizando a Avenida 23 de Maio e Rua Tutóia;

- Evitar a Avenida Brasil, utilizando a Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Juscelino Kubitschek e Túnel Ayrton Senna.

A operação noturna não suspende o funcionamento regular das Ciclofaixas de Lazer, que serão ativadas normalmente, das 7h00 às 16h00, nos domingos (15 e 22/12).

Recomendações ao Público

· Respeite a sinalização;

· Por se tratar de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;

· Para reforçar a segurança num trajeto noturno, faça-se visível, usando material reflexivo e luzes piscantes na roupa e na bicicleta;

· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;

· É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;

· Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.