Prefeitura apresenta estudo para a reurbanização do Centro da cidade

Projeto, que será apresentado na próxima terça (17), foi construído em parceria entre secretarias municipais, sociedade civil e instituições de ensino, de acordo com os anseios levantados pela própria população

Na próxima terça-feira (17), a Prefeitura fará uma apresentação pública dos resultados dos estudos iniciais para a reurbanização do Vale do Anhangabaú e também de projetos piloto para a área central de São Paulo. O encontro terá início às 9h30, no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

Os estudos são resultado do projeto “Centro, Diálogo Aberto”, obtido a partir de um grande processo participativo iniciado em abril de 2013, com representantes de diversas secretarias, sociedade civil, instituições de ensino e com colaboração do escritório Gehl Architects.

A dinâmica adotada, que tem como intuito tornar pública a elaboração de diretrizes que deverão incidir diretamente sobre a transformação do território central da cidade, contou com uma série de workshops, cujos objetivos focaram-se basicamente na identificação dos problemas e potencialidades da região, junto a um levantamento de possíveis ações para a transformação e qualificação dos locais. Os projetos buscam a construção de novos espaços públicos e a transformação das estruturas preexistentes na área central, renovando as formas de uso e potencializando o seu domínio público.

No Vale do Anhangabaú, por exemplo, a falta de segurança e a baixa quantidade e qualidade de atividades oferecidas aos transeuntes foram alguns dos pontos levantados. Entre as propostas sugeridas, pela população inclusive, estão a melhoria da iluminação pública local e a oferta de atividades diversificadas não apenas no Vale, mas também nos andares térreos dos edifícios que o cercam.

Inicialmente, os projetos piloto que serão apresentados buscarão experimentar estratégias, validando-as com a população. Se os resultados forem positivos, as ações empregadas em fase experimental poderão se transformar em ações permanentes, baseadas na aceitação pública.

Serviço
Data: 17 de dezembro, terça-feira
Local: Sede da Prefeitura
Endereço: Viaduto do Chá, 15
Horário: 9h30