Operação Baixas Temperaturas: 11 mil pessoas são abrigadas entre terça e quarta

Com a previsão de 7ºC para quarta-feira (24) e sensação térmica entre 5ºC e 4ºC, a Prefeitura mantém 3 mil vagas emergenciais em abrigos, além das 9 mil fixas nos 63 Centros de Acolhida da capital

Por meio da Operação Baixas Temperaturas, as ações de abordagem e encaminhamento durante a terça-feira (23) e madrugada desta quarta (24) abrigaram 11 mil pessoas em situação de rua nos Centros de Acolhida da rede socioassistencial e nos centros de emergências instalados.

Com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) de que a temperatura média seja de 7ºC nesta quarta, com sensação térmica entre 5ºC e 4ºC, a Prefeitura de São Paulo abriu 3 mil vagas extras em centros de emergências, além das 9 mil fixas oferecidas, diariamente, nos 63 Centros de Acolhida da rede socioassistencial.

Cerca de 400 profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estão mobilizados exclusivamente para o trabalho de abordagem às pessoas em situação de rua, com o objetivo de convencê-los a aceitarem o atendimento. A ação conta também com o auxílio da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que podem acionar a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante suas rondas, se for preciso deslocar a pessoa ao acolhimento mais próximo.

O trabalho das equipes de abordagem será intensificado durante todo o dia com o objetivo de levar o maior número de pessoas para um local seguro, onde é oferecido jantar, cobertor, kit de higiene pessoal e café da manhã.

Além das rondas com abordagens e encaminhamentos, a Prefeitura ainda ampliou para até as 2 horas da madrugada o horário de circulação dos ônibus que levam as pessoas em situação de rua que aceitam encaminhamento aos abrigos.

Os trabalhos contam com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e apoio das secretarias municipais de Segurança Urbana, Saúde, Esportes, Direitos Humanos e Cidadania, Coordenação das Subprefeituras, da Subprefeitura da Sé e Defesa Civil.

Serviço
O munícipe paulistano também pode colaborar com as ações. Quando vir uma pessoa vulnerável exposta às baixas temperaturas pode acionar os serviços da CAPE, que funciona 24 horas por dia, pelo telefone 156 (Central de Atendimento da Prefeitura) ou pelo 153 (Central de Atendimento da GCM), liberado para colaborar com a Assistência Social. Para ambos os números, a ligação é gratuita.

Convencimento
A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ressalta que as pessoas são convidadas a ir para os Centros de Acolhida, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento. Em casos de recusa, os orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua ou servidores dos equipamentos da Pasta estão orientados a acionar, em caso da pessoa abordada estiver desacordada ou com quadro de saúde comprometido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da Central 192, visando garantir acesso ao socorro, registrando em relatórios todas as providências adotadas.

 

Operação Baixas Temperaturas
A ação teve início em maio e vai até outubro. Neste período, os Centros de Acolhida que atendem por 16 horas funcionarão excepcionalmente das 16h às 9h, todos os dias da semana, incluindo os finais de semana. A SMADS intensifica a vigilância nos locais com grande concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Serviço de Abordagem de Rua, dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (CREAS POP) e da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE).