Crianças e Adolescentes ganham nova coordenadoria

Ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, órgão terá o papel de executar e articular políticas públicas para a crianças e o adolescente

Durante o evento #DialogoSPDH/Criança&Adolescente, que aconteceu na noite de hoje no Centro Cultural de São Paulo, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, anunciou o lançamento da Coordenadoria de Políticas para Crianças e Adolescentes, que tem o papel de executar e articular políticas públicas para o grupo. Sottili afirmou que o principal desafio da coordenadoria será garantir os direitos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que em 2013 comemora 23 anos. “O poder público deve assumir essa responsabilidade para garantir leis que já existem”, destacou.

O secretário também ressaltou a importância do fortalecimento de diálogos com a cidade: “Queremos fazer uma nova história nessa cidade. Precisamos produzir esse espaço de dialogo para construção de políticas públicas para a cidade. Queremos ouvir vocês e saber se elas são, de fato, adequadas”, declarou Sottili, que continuou: Vivemos em um país que vive violando os direitos humanos. Precisamos construir uma cultura de promoção dos direitos humanos”.

O órgão será coordenado por Fabio Silvestre, que também falou sobre os seus principais desafios ao assumir a coordenadoria. “A pergunta que hoje fica é essa: o que é a Coordenação de Políticas para Crianças e os Adolescentes? Temos o escopo que o Rogério já pensou, considerando as prioridades do plano de governo do Haddad, mas temos um campo imenso de atuação. Estamos aqui para ouvi-los para que possamos construir a coordenação juntos”, afirmou o coordenador, convidando os presentes para se aproximarem das demandas do poder público.

A coordenadoria será dividida em quatro eixos: enfrentamento da exploração sexual da criança e do adolescente, fortalecimento dos conselhos tutelares, tratamento das crianças e adolescentes em situação de rua e primeira infância, que será coordenada pela primeira-dama do município Ana Estela Haddad.

“Ter uma área institucionalizada é extremamente importante para o avanço dessas políticas”, afirmou Ana Estela, que está fechando seu programa de atuação com a participação de entidades que atuam na área. A previsão é que ele seja apresentado em agosto.

#DialogoSPDH/Criança&Adolescente
O encontro, que aconteceu no início da noite de hoje, teve o objetivo de apresentar essa nova Coordenação e debater os seus rumos, com diálogos voltados a crianças, adolescentes, militantes e organizações que atuam no sistema de garantia de direitos.

Em linha com as diretrizes de participação social e construção colaborativa das políticas públicas da nova administração paulistana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania iniciou a série de conversas com a população batizada de #DialogoSPDH.

Já foram realizados encontros para a discussão de políticas para LGBT, juventude e migrantes. Segundo o secretário Rogério Sottili, a importância desse diálogo é que muitas das questões levantadas irão pautar o trabalho da secretaria, que terá que trabalhar intensamente para resolver as demandas levantadas.

Fotos
Créditos: Vilma Gonçalves/SECOM

Foto 1
- Secretário Rogério Sottili apresentou a nova coordenadoria

Foto 2
- Primeira-dama Ana Estela Haddad participou do evento