Em apenas 3 dias, Feira do Trabalho atende mais de 4 mil pessoas

Serviço mais procurado é a intermediação de mão de obra. Até 24 de maio, trabalhadores poderão candidatar-se a mais de 6 mil vagas de emprego

Mais de 4 mil pessoas procuraram os serviços da Feira do Trabalho, iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) aberta nesta segunda--feira (13), no Vale da Anhangabaú, no Centro da cidade. Empresas parceiras estão recrutando pessoal para mais de 6 mil vagas. A Feira oferece ainda serviços como emissão de documentos, formalização de empreendedores e regularização do nome no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Somente na manhã desta quarta (15), cerca de mil pessoas foram atendidas pelos funcionários do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).

De acordo com os organizadores do evento, o atendimento mais procurado até então é o de intermediação de mão de obra. Por ele, os munícipes podem se cadastrar e pleitear vagas e participar de oficinas de um programa de orientação para o trabalho que traz palestras diversas. Entre elas, a de elaboração de currículo, marketing pessoal e de empreendedorismo.

A expectativa da SDTE é de que a feira, que acontece até o dia 24 de abril, alcance a marca dos 20 mil visitantes até seu término. O evento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que o atendimento não será interrompido durante a Virada Cultural que ocorre neste fim de semana, nos dias 18 e 19, e aqueles que transitarem pelos palcos do centro poderão aproveitar a ocasião para visitar também a feira.

O espaço de 700m² conta com estrutura de salas e auditório específicos para entrevista e outras etapas de seleção. A contratação poderá ser realizada no próprio local e as empresas parceiras são de setores como supermercadista, fast-food, portaria, limpeza e callcenter. Entre as vagas dispostas, há oportunidades voltadas a pessoas com deficiência. Além de poder candidatar-se às vagas das empresas parceiras, os participantes podem também concorrer às vagas oferecidas no Sistema Mais Emprego, disponíveis nos Centros de Apoio ao Trabalho (Cats).

Outros serviços deste equipamento, como emissão de Carteira de Trabalho e habilitação ao seguro desemprego, estão disponíveis em 7 vans do Cat Móvel. O público pode ainda agendar conciliação no Pacet (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador) para regularização do nome no SCPC. Cursos e palestras ocorrerão durante todo o período da feira com o objetivo de preparar o público para o mercado de trabalho.

Estão disponíveis também vagas em cursos do Pronatec, em áreas como torneiro mecânico, soldador, padeiro, copeiro, confeiteiro, web designer, costureira, desenhista de modas, auxiliar administrativo, entre outras.

Os empreendedores individuais têm disponíveis serviços de formalização, orientação e emissão de documentos como Certificado do MEI, Carnê de Pagamento Mensal, Carnê de Pagamento Vencido, Comprovante de Inscrição e de situação cadastral (CNPJ) ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Há ainda 50 vagas para o Curso Básico de Empreendedorismo, promovido pela Academia de Microfinanças – Banco Confia. Durante o evento serão formadas duas turmas, com aulas que ocorrem em 4 encontros, com três horas por dia.

Informações completas sobre os dias e horários das palestras, cursos de capacitação e dos processos seletivos estão disponíveis no blog do evento.