Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Instituto ETHOS firmam parceria

Convênio visa contribuir para a inclusão da população negra no universo corporativo, com foco na juventude

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR)
firmou na tarde desta terça-feira (17) um acordo de cooperação técnica junto ao Instituto ETHOS. Com o apoio do Banco Interamericano (BID), o convênio busca contribuir com inclusão da população negra, com foco na juventude, no universo corporativo. A SMPIR contribuirá para a realização da pesquisa e da publicação  “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas Brasileiras e suas Ações Afirmativas – Perfil 2014”, com recorte específico para as empresas situadas na cidade de São Paulo.

“Nas 500 maiores empresas brasileiras apenas 5% dos cargos executivos são ocupados por homens negros. A desigualdade é maior entre as mulheres que alcançam somente 0,6%”, comenta Jorge Abrahão a respeito da pesquisa realizada em âmbito nacional. Para Jorge a desigualdade ainda é grande e as pesquisas ajudam no processo de estímulo das empresas em participar diretamente das mudanças sociais. “A diversidade é uma riqueza que tem ser incorporada de alguma maneira no universo corporativo” afirmou o presidente do Instituto.

Os resultados desta pesquisa servirão como argumento no diálogo com as empresas com o objetivo de promover ações afirmativas que contribuam efetivamente na inserção de grupos étnico-raciais considerados vulneráveis, a partir da relação com a prefeitura do município de São Paulo e a contrapartida destas empresas com a sociedade.

Reuniões com líderes empresariais do setor público e workshops com representantes das empresas brasileiras, com sede na capital, além de outros grupos comerciais, instituições e organizações interessadas farão parte do projeto e se somarão a pesquisa dentro do conjunto de ações que compreende a aliança SMPIR/ETHOS no enfrentamento ao racismo institucional.

O Secretário Netinho de Paula elogiou a capacidade técnica dos profissionais envolvidos e ressaltou a importância da pesquisa paralelamente à apresentação e sanção do PL de Cotas no serviço público municipal. “Essa pesquisa começa a ser trabalhada exatamente no ano em que é apresentado o PL de cotas no serviço público aqui na capital. Acredito quem com a expertise dos nossos técnicos teremos um excelente trabalho e avançaremos muito.Ter este respaldo social agrega à secretaria e a prefeitura. Essa parceria é muito valiosa”.

Estiveram presentes o secretário adjunto da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida – Tuca Munhoz; Álvaro Pantaleão representando o secretaria municipal do desenvolvimento, trabalho e empreendedorismo; Adriana de Souza, representando a secretaria de políticas para mulheres; Nilza Iraci, Instituto Geledés Instituto da Mulher Negra; Maurício Pestana, Revista Raça; Yolanda, TheBridge Global projects that connect people; João Carlos B. Martins, CEABRA (CEABRA – Coletivo de Empresário e Empreendedores Afro-Brasileiros); Laura Oltramare, Consultora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).