Secretaria inaugura primeiro ecoponto no Tucuruvi e atinge meta de 2013

Até o fim deste mês, Prefeitura alcançará marca de 18 unidades abertas neste ano, conforme estabelecido pela gestão do prefeito Fernando Haddad

Nesta quarta-feira (18), às 14h, a Secretaria de Serviços atende antiga reivindicação da comunidade e inaugura o primeiro ecoponto do bairro Tucuruvi (Avenida Engenheiro Vicente Nasser, 519). O evento contará com as presenças do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério, do subprefeito Carlos Roberto Candella, além de lideranças comunitárias. O local funcionará de segunda a sábado, das 6h às 22h, e nos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Atualmente, a cidade conta com 76 ecopontos. Até o fim deste mês, com a abertura de mais um ecoponto na Freguesia do Ó, a secretaria atingirá a meta de inauguração de 18 unidades em 2013, estabelecida pela gestão do prefeito Fernando Haddad. Em 2014, além da reativação do Ecoponto Pari, na Mooca, outros 21 estarão em funcionamento. Até 2016, mais 45 ecopontos serão abertos, totalizando 143 unidades.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) onde o morador pode descartar os seguintes materiais: resíduos da construção civil, tais como telhas de barro, tijolos (não podem estar misturados com fios e papelões); volumosos, como armário, guarda-roupa; e recicláveis.

Não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes e resíduos hospitalares. Os computadores e tevês devem ser encaminhados para a Coopermiti, na Barra Funda. Trata-se de uma cooperativa sem fins lucrativos que faz a triagem de resíduos eletrônicos (Rua Dr. Sérgio Meira, 268 e 280).

Confira a relação dos ecopontos abertos em 2013:

Franquinho (Rua Carlos Maria Stemberg X Av. Calim Ei)

Jardim Jaqueline (Rua Walter Brito Bellet)

Vila Maria (Rua Curuçá, 1.700)

Belém (Baixos do Via. Guadalajara com Rua Artur Mota x Rua Herval)

Olinda (Rua Nelson Brissac, s/nº x Av. Padre Adolfo Kolpin)

Cidade Saudável (Rua Pitolomeu, s/nº)

Vila Jaguara (Rua Agrestina X Av. Marginal Direita do Tietê)

Alto de Pinheiros (Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira)

Politécnica (Praça Nilton Vieira de Almeid)

Oswaldo Valle Cordeiro (Av. Osvaldo Valle Cordeiro, altura do nº 420)

Vila Luisa (Rua Recife x Rua Alfredo de Franco - Baixos Viad. Eng. Alberto Badra)

Jardim Santa Fé (Rua Salvador Albano X Rua Virginia Castiglione)

Beleza (Rua Campo Novo do Sul s/nº)

Itaqueruna (Rua Domitila D'Abril s/nº x Av. Nordestin)

Água Rasa (Av. Salim Farah Maluf, próx. nº 1.500)

Tucuruvi (Rua Eduardo Vicente Nasser n. 519)

Giovani Gronchi (Av. Giovani Gronchi, esquina com a Rua José Dias da Costa)