Cidade ganhará quatro centros olímpicos de formação e modernização no Ibirapuera

Com projeto Rede Olímpica, atuais centros esportivos da Vila Nova Manchester, Vila Maria, Pirituba e Santo Amaro serão transformados em centros olímpicos de formação de novos atletas. Centro Olímpico do Ibirapuera será modernizado e saltará de dez para 20 modalidades

Com investimentos de R$ 435 milhões, a Prefeitura de São Paulo reformará os centros esportivos da Vila Nova Manchester (Zona Leste), Vila Maria (Zona Norte), Pirituba (Zona Noroeste) e Santo Amaro (Zona Sul) para transformá-los em centros olímpicos de formação de novos atletas. O projeto chamado Rede Olímpica deverá ter as obras iniciadas já no primeiro semestre de 2014.

Com os recursos, que contarão ainda com aporte do Governo Federal, o Centro Olímpico de São Paulo, no Ibirapuera, receberá ainda obras de modernização a partir do fim do próximo ano e passará da capacidade atual, de 1,2 mil atletas de dez modalidades, para 3 mil esportistas de 20 modalidades.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (9), durante o encerramento das atividades esportivas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.

O prefeito destacou que, além desses investimentos, outros deverão ser feitos durante a gestão, com apoio de outras esferas de governo, como a construção de um novo centro olímpico, em São Mateus, na Zona Leste. “Tenho certeza de que, se nós garantirmos condições para vocês (atletas) praticarem esporte, independentemente do resultado vocês vão levar um bom exemplo para a escola, para os amigos e terão para vida toda amizades sólidas. Porque as amizades do esporte são para a vida toda”, afirmou Haddad.

“Esse é um trabalho para colocar, até 2016, São Paulo na condição de cidade olímpica. Temos um evento no Rio de janeiro, mas que irá afetar o Brasil inteiro. Muitos atletas ficarão aqui e se as obras tiveram prontas teremos equipes aqui nesse Centro Olímpico”, disse o prefeito.

O secretário Celso Jatene lembrou que a criação dos novos centros olímpicos, um em cada região da cidade, facilitará o acesso ao esporte e o descobrimento de novos talentos. “A obra da Rede Olímpica começa no primeiro semestre do ano que vêm e obra da modernização do nosso Centro Olímpico começa no fim do ano. Essa é só uma parte do compromisso que temos com vocês (atletas). Tudo o que pudermos fazer para que os nossos atletas, desde a formação até o alto rendimento, tenham melhores condições, vamos fazer”, disse Jatene.

Parceria
Durante o evento, a secretaria e a direção do Centro Olímpico anunciaram ainda uma parceria com o Instituto de Políticas Relacionais para a transmissão de filmes na mostra ‘Memória do Esporte Olímpico Brasileiro’. No total, serão exibidos 18 filmes no auditório do COTP ao longo do próximo ano.

“É muito importante que vocês (atletas) conheçam a história de grandes atletas, como Adhemar Ferreira da Silva e Maria Lenk. Atletas que treinavam em piscinas sem aquecimento, quadras sem o amortecimento que temos hoje e, às vezes, sem uniforme”, afirmou coordenador de Gestão do esporte de alto rendimento e ex-judoca, Rogério Sampaio.

Fotos
Créditos: Cesar Ogata/SECOM

Foto 1 – Atletas se reuniram para o encerramento das atividades esportivas no Centro Olímpico de São Paulo

Foto 2 – Rogério Sampaio destacou parceria com Instituto de Políticas Relacionais

Foto 3 – Secretário Celso Jatene anunciou transformação de quatro centros esportivos em centros olímpicos de formação

Foto 4 – Além desses equipamentos, Centro Olímpico de São Paulo será modernizado e ampliado

Foto 5 – Prefeito Fernando Haddad destacou projeto de colocar São Paulo em condição de cidade olímpica