Revitalizado, Largo do Arouche ganha bancos esculpidos em árvores

Após passar por revitalização, espaço da região central atrai novos frequentadores. Local foi entregue hoje com dois novos bancos esculpidos de duas árvores, que viraram atração

O Largo do Arouche, tradicional local da região central da cidade, voltou a "ganhar vida" nesta quinta-feira (15). Após passar cerca de quatro meses em reforma, o espaço foi entregue com cara nova: pintura, plantas, gramado e calçamento foram restaurados ou incorporados ao largo, mas o destaque ficou para o trabalho do designer Hugo França, que esculpiu dois bancos em troncos de árvores mortas da espécie “Canelinha”.

“Era uma árvore que precisava ser retirada por estar na iminência de cair. A ideia é aproveitar as árvores dos parques e jardins da cidade de São Paulo e devolvê-las em forma de mobiliário público”, explicou o designer. Durante a tarde era fácil encontrar  casais, trabalhadores e pessoas com animais de estimação aproveitando o largo revitalizado. 

“Ficou um espetáculo. Mas precisa continuar assim, limpa. Antes o povo estava acabando com tudo, você não podia mais sentar. Tem gente que nem passava mais por aqui, principalmente à noite. Agora esperamos que o local também seja monitorado para garantir a segurança, principalmente das mulheres e crianças que passam por aqui”, afirmou Rosimeire de Souza, que mora próximo ao Largo do Arouche.

Ações
A iniciativa para a revitalização faz parte de uma ação da Prefeitura com os espaços públicos da região, coordenada pela Subprefeitura da Sé. As praças Alfredo Issa (República), Júlio de Mesquita (Santa Ifigênia) e Ulisses Guimarães (Parque D. Pedro II) já receberam a ação.

“Para o Centro isso é muito importante. Faz as pessoas saírem de casa e voltar a frequentar os espaços. Antes ninguém frequentava essa praça (Largo do Arouche) e agora dá até para fazer piquenique aqui”, disse a estudante Alinde Oliveira, que enquanto tomava sol ao lado do seu amigo Cássio.

Fotos
Heloisa Ballarini / SECOM

Foto 1
– Bancos esculpidos em troncos de árvores foram entregues hoje

Foto 2
– Vizinha do Largo, Ciralda Ferreira levou a cachorrinha Olívia para conhecer o novo banco

Foto 3
– Projeto para revitalização dos espaços públicos da região central é coordenado pela Subprefeitura da Sé

Foto 4
– Cássio e Alinde falaram sobre a importância das pessoas voltarem a frequentar o centro da cidade

Foto 5
– Largo do Arouche recebeu pintura, plantas, gramado e calçamento