Prefeitura pedirá inclusão da Ponte de Pirituba na Operação Água Branca

Segundo a CET, a nova ponte tiraria 1,7 mil carros por hora da Ponte do Piqueri. Prefeito Fernando Haddad pedirá inclusão da obra na Operação Urbana Água Branca

O prefeito Fernando Haddad anunciou nesta quarta-feira (25) que levará à Câmara Municipal um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para incluir a construção da Ponte de Pirituba nas obras previstas na Operação Urbana Água Branca. A ponte, que ligará a avenida Raimundo Pereira de Magalhães até a Lapa, é um pedido dos moradores da região há 30 anos e, segundo a CET, tiraria cerca de 1,7 mil carros por hora da Ponte do Piqueri. O projeto de lei da operação urbana, que tramita na Câmara, está sendo aperfeiçoado em audiências públicas para formar um substitutivo, antes da votação definitiva e a sanção do prefeito.

O anúncio foi feito durante reunião do prefeito com cerca de 50 integrantes de movimentos da região de Pirituba. Eles entregaram uma carta pedindo a execução da obra para facilitar os acessos dos moradores. A Ponte de Pirituba integra o Programa de Metas 2013-2016 e faz parte do plano de governo do prefeito.

Com a inclusão da construção da ponte dentro das melhorias previstas com a operação urbana, a obra poderia ser financiada com a venda dos certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac). De acordo com a Secretaria de Relações Governamentais, a Operação Urbana Água Branca, com perímetro expandido, prevê a arrecadação de R$ 2,5 bilhões – o custo da construção da ponte seria de aproximadamente R$ 250 milhões.

Para o prefeito, a construção da ponte marcaria o nascimento do Arco Tietê, que prevê ações para o desenvolvimento urbano com equilíbrio social, econômico e ambiental nos bairros situados ao sul e ao norte do rio Tietê, aproximando emprego e moradia. Haddad afirmou que a intenção, se aprovada a inclusão da obra na operação urbana, seria licitá-la no próximo ano para que a entrega aconteça antes de 2016.

”Para mim, essa ligação pela avenida Raimundo (Pereira de Magalhães), de certa forma, é o nascimento do Arco Tietê. Porque a partir dessa ligação, para leste, vai ter todo um desenvolvimento viário de potencial de aproveitamento que vai mudar a cara da Zona Norte”, disse Fernando Haddad.

”O número de pontes é muito pequeno. Para o volume atual já é pequeno. Para o aumento que vai ter com a operação urbana, pior ainda”, afirmou o prefeito. ”Isso vai beneficiar a Água Branca, porque no momento em que as pessoas estiverem se deslocando para casa, o trabalhador que está no sul e vai para o norte, tendo esse acesso a mais, desobstruirá os outros. Quem está ali na Marquês de São Vicente e na Ermano Marchetti terá um escoamento livre”, explicou.

O líder dos moradores, Cleto Victor da Silva, afirmou que a ponte poderá tirar o bairro do “isolamento de oportunidades”. “Estamos diante de um sonho que será realizado e isso é fruto do empenho e dedicação que temos pelo bairro há décadas”, O ‘Movimento Ponte de Pirituba Já’ luta pela construção desde a demolição de uma ponte de madeira que existia no local em 1971.

FOTOS
Crédito: Fernando Pereira / SECOM

Foto 1 – Prefeito recebe carta de reivindicação para construção de Ponte de Pirituba

Foto 2 – Jilmar Tatto, Fernando Haddad, João Antonio e Eliseu Gabriel

Foto 3 – Prefeito Haddad recomendará a Câmara a inclusão da obra na Operação Água Branca

Foto 4 – Ponte tiraria 1,7 mil carros por hora da Ponte do Piqueri

Foto 5 – Haddad ressaltou a importância da obra