Prefeitura implantará mais de 20 km de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda

Novas faixas vão beneficiar cerca de 2 milhões de passageiros de 295 linhas em todas as regiões da cidade

A Prefeitura implementará mais 20,4 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira (23) em todas as regiões da cidade. Ao todo, 190,2 km de faixas foram instalados este ano na capital por meio da operação “Dá Licença para o Ônibus”. A meta da administração é totalizar 220 km até o fim de 2013.

De acordo com a CET, cerca de 2 milhões de passageiros de 295 linhas de ônibus serão beneficiados com as novas faixas instaladas na próxima segunda.

Corredor Norte-Sul
Segundo a CET, 1,5 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus será instalado em trecho da avenida Tiradentes, na rua Brigadeiro Tobias, na avenida Casper Líbero e no túnel Anhangabaú, sentido aeroporto.

Zona Norte
No sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, as ruas Duarte de Azevedo e Jovita receberão 700 metros de faixa exclusiva. Já a avenida Raimundo Pereira de Magalhães ganhará 1 km de faixa nos trechos entre a rua Agarum e a avenida Miguel de Castro, em ambos os sentidos. Os ônibus terão exclusividade na nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas, em ambos os sentidos.

Zona Sul
No Cambuci será inaugurado 1,9 km de faixa exclusiva nas ruas Luís Gama, Rua Silveira da Mota, Otto de Alencar e Barão de Iguape, no sentido Centro. Os ônibus terão exclusividade na faixa da direita de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

De acordo com a CET, serão interligados os trechos de faixa exclusiva existente na avenida Eliseu de Almeida, entre as avenidas Deputado Jacob Salvador Zveibil e Ministro Laudo Ferreira de Camargo, assim, ampliar exclusividade à direita para o transporte coletivo em mais 1,8 km na via.

Aproximadamente 300 metros de faixas serão inaugurados à direita na rua Bernardino de Campos, na região do Paraíso. O transporte coletivo terá exclusividade no trecho entre as ruas Tomás Carvalhal e Estela, de segunda a sexta-feira das 6h às 22h em direção ao bairro.

Zona Leste
Em Itaquera serão implantados 900 metros de faixas exclusivas à direita para ônibus na rua Tomazzo Ferrara. O transporte coletivo terá exclusividade no trecho entre a avenida Itaquera e a rua Doutor Luiz Ayres, de segunda a sexta-feira em direção ao

Centro.
No trecho entre as ruas Dr. Almeida Lima e Clark, a rua dos Trilhos, no bairro da Mooca, receberá 1,2 km de faixa. Os ônibus terão exclusividade à direita da via, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h no sentido bairro.

Na Vila Matilde, a companhia irá inaugurar a faixa exclusiva nas ruas Alvinópolis, Maria Carlota e Padres Olivetanos e viaduto Carlos de Campos.

A avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello ganhará 4,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus no trecho entre a rua Francisco Fett e a rua Itamumbuca.

Segundo a CET, serão interligados os trechos de faixa exclusiva existente na avenida Celso Garcia, entre as ruas Marcos Arruda e Cel. Rodovalho, ampliando a exclusividade à direita em mais 2,5 km naquela via.

Zona Oeste
Na Vila Madalena, a avenida Heitor Penteado será contemplada com a inclusão de 1km de faixa exclusiva à direita para ônibus. No trecho entre a rua João Moura e a avenida Dr. Arnaldo, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, o transporte coletivo terá a exclusividade no sentido Lapa/Consolação.

Leia mais sobre o assunto


Velocidade dos ônibus sobe 45,7% com novas faixas exclusivas

Pesquisas indicam que paulistano aprova adoção de faixas exclusivas para ônibus