Velocidade dos ônibus sobe 45,7% com novas faixas exclusivas

Segundo dados da CET, nos 77 novos trechos de faixas exclusivas para ônibus implantados desde fevereiro, a velocidade média subiu de 14,3 km/h para 20,8 km/h

A velocidade média dos ônibus que circulam pelos 77 novos trechos de faixas exclusivas implantadas pela Prefeitura este ano subiu 45,7%. De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento de uma hora agora seria feito em 33 minutos.

Os maiores aumentos de velocidade foram medidos nos períodos do início da manhã e começo da tarde, com crescimento entre 43,6% e 66,4%. No pico do início da manhã, a velocidade média que era de 13,3 km/h saltou para 19,1 km/h e, no começo da tarde, passou de 14,3 km/h para 23,8 km/h. No fim da tarde, o aumento da velocidade média foi de 40,2%, passando de 12,7 km/h para 17,8 km/h. No fim da manhã, a velocidade dos coletivos passou de 16,9 km/h para 22,4 km/h - aumento de 32,5%.

Durante a abertura da Semana de Mobilidade 2013 nesta quarta-feira (18), o prefeito Fernando Haddad destacou a importância do aumento da velocidade dos coletivos e da qualidade do transporte na cidade. Segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo divulgada na última segunda (16), 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da implantação de vias exclusivas. Outra pesquisa do Datafolha apontou que 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas.

“A gente foi de 14 para 21 km/h de velocidade média nas faixas que foram implementadas agora. É quase 50% de incremento. Isso está fazendo as pessoas repensarem a sua locomoção, como chegar ao trabalho, como chegar à universidade. A velocidade é uma dimensão da qualidade importante”, afirmou Haddad.

Avenidas
Na faixa na avenida Dr. Arnaldo, inaugurada em 10 de julho, os ônibus tinham velocidade média de 6km/h nos picos da manhã e tarde, no trecho entre a Rua Cardoso de Almeida e 180 metros após a Rua Teodoro Sampaio. Após a implantação, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7% .

Na via exclusiva das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira de Guimarães, no segundo trecho implantado no Corredor Norte-Sul, a velocidade antes era de 13,7 Km/h e, desde 5 de agosto, alcançou 22,2 Km/h - aumento de 61,9%.

Outros dois exemplos satisfatórios são as marginais Tietê e Pinheiros. A velocidade dos ônibus na Marginal Tietê, em toda a extensão da faixa de 12,6 Km entre as pontes Aricanduva e Bandeiras, subiu de 20,4 Km/h para 24,7 Km/h. Na Marginal Pinheiros, nos três eixos implantados com 17,4 km de extensão, a velocidade era de 23,2 km/h e passou para 29,4 km/h.

Veja a tabela com a evolução de velocidade de cada faixa exclusiva

Dados
A CET está formatando um estudo de velocidade média nas faixas exclusivas existentes na cidade e nesta semana, foram compilados esses primeiros dados gerais do relatório. Em cada uma das faixas pesquisadas, a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho para verificar a evolução da velocidade média. No cálculo, foram desconsiderados os trechos de vias segregadas inferiores a 300 metros.

A medição que apontam os primeiros dados é preliminar. De acordo com a companhia, as velocidades tendem a se estabilizar e se apresentará um novo cenário com a acomodação dos veículos e a rotina dos ônibus ao transitar pelas vias segregadas, que ainda não aparece nesta primeira amostragem. Os resultados divulgados nesta quarta-feira (18) levam em consideração o desempenho alcançado apenas no início da operação da faixa.

Com base neste trabalho inicial, os setores de planejamento e engenharia de campo terão um foco mais intenso nos locais onde a velocidade média tenha ficado abaixo da meta em torno de 25 Km/h para os coletivos.