Capital ganha mais 10 km de faixas exclusivas para ônibus

Ao todo, são 10,5 quilômetros de faixas instaladas na nesta segunda (19), dos quais 4,8km são na Brigadeiro Luís Antônio. As avenidas Francisco Matarazzo e Águia de Haia e na rua João Teodoro também foram contempladas com a medida.

A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (19) a faixa exclusiva para ônibus da avenida Brigadeiro Luís Antônio, no sentido Centro, com a extensão de 4,8 quilômetros. O trecho vai da praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula. Além disso, foram implantadas as faixas nas avenidas Francisco Matarazzo e Águia de Haia e rua João Teodoro, em um total de 10,5 km.

A nova faixa na Brigadeiro, segunda a CET, está localizada à direita da via e funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. No sentido do bairro, foi colocada a faixa exclusiva complementar, a já existente no contra-fluxo do tráfego geral, a qual interliga todos os trechos da avenida nesse sentido.

A medida está inserida na "Operação Dá Licença Para o Ônibus", cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, desta forma contribuir para a melhoria do desempenho dos ônibus. Atualmente, cerca de 130 km de faixas já foram instalados este ano na cidade.

Mais velocidade
Segundo dados da CET coletados entre os dias 5 a 9 de agosto, a velocidade dos ônibus aumentou 108% na segunda etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul. O melhor desempenho da velocidade foi registrado no sentido Centro, no período da tarde, no qual passou de 13,23 Km/h para 27,50 Km/h

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.