Avenida Indianópolis ganhará 2,4 km de faixas exclusivas na segunda

Nova faixa exclusiva será implantada na avenida Indianópolis, entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta. No sentido Centro, a exclusividade valerá de segunda a sexta das 6h às 9h, e no sentido Bairro, das 17h às 20h

Uma nova faixa exclusiva para ônibus com 2,4 km de extensão será implantada na avenida Indianópolis, na Zona Sul, em ambos os sentidos, a partir de segunda-feira (12). A exclusividade dos coletivos valerá de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro (Ibirapuera), e das 17h às 20h, no sentido Bairro (Jabaquara).

O trecho de faixas exclusivas na Indianópolis irá da altura da avenida Jabaquara até a Rubem Berta. A iniciativa faz parte da operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’, que desde o início do ano, contando a nova pista, já implantou quase 103 km de faixas destinadas para aumentar e velocidade dos ônibus e diminuir o tempo de viagem dos usuários.

Na avenida Indianópolis circulam sete linhas de ônibus, que transportam aproximadamente 66 mil passageiros em um dia útil, no sentido Jabaquara. No sentido contrário (Ibirapuera) são cinco linhas de ônibus, que transportam em média 48 mil passageiros/dia.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Para a implantação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá alterar a sinalização no trecho da nova faixa exclusiva, com a proibição de estacionamento durante o horário de funcionamento da faixa. Ou seja, das 6h às 9h, no sentido Centro (Ibirapuera), e das 17h às 20h no sentido Jabaquara (Bairro).

Com a proibição, quatro pontos de táxi serão remanejados para as vias transversais próximas, no horário de funcionamento da nova faixa. Nos demais horários, os pontos de táxi funcionarão nos pontos originais, localizados na Avenida Indianópolis.

Corredor Norte-Sul
Implantado na última segunda-feira (5), o segundo trecho de 10,4 km de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul, entre o Túnel do Anhangabaú, passando pela 23 de Maio e Washington Luiz, conseguiu dobrar a velocidade dos ônibus. O trecho se soma a outros 2,1 km implantados no dia 29 de julho.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a velocidade média dos coletivos no pico entre às 12h e 15h, saltou de 15,85 km/h, antes da implantação, no sentido Centro, para 31,38 km/h, medidos na quarta-feira (7). A evolução é de 97,9%. No sentido bairro, a velocidade aumentou 39,8%, saindo de 15,21 km/h para 21,27 km/h. No período da manhã, o crescimento da velocidade dos coletivos no trecho foi de 59,6% no sentido Centro e 17,5% no sentido Bairro.