Marginal Pinheiros: último trecho de faixa exclusiva começa a operar na segunda

Terceiro e último trecho dos 21 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus da Marginal Pinheiros será implantado nesta segunda-feira (15)

A implantação das faixas exclusivas para ônibus na Marginal Pinheiros será concluída nesta segunda-feira (15). O terceiro trecho, que tem 7,4 quilômetros, entrará em operação na avenida das Nações Unidas, sentido Castello Branco, entre a avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Engenheiro Ary Torres.

A ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ na Marginal Pinheiros disponibilizará 21 quilômetros de faixas exclusivas na via - 11,6 km no sentido Castello Branco e mais 9,4 km no sentido Interlagos - para aumentar a velocidade dos coletivos. A nova faixa opera de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, em ambos os sentidos.

O primeiro trecho da faixa exclusiva à direita na Marginal Pinheiros foi ativado no dia 1º de julho, com 3,6 km, no sentido de Interlagos, na avenida das Nações Unidas, entre a rua Professor Leme da Fonseca e a avenida Interlagos, além de mais 4,2 km no sentido Castello Branco, entre a Interlagos e a Mário Lopes Leão.

Na segunda-feira passada (8), entrou em operação o segundo trecho com 5,8 km nas avenidas Alcides Sangirardi, Marginal do Rio Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), sentido Interlagos, da Ponte Engº Ary Torres até o acesso à avenida João Dias.

No primeiro trecho de faixas da Marginal Pinheiros circulam 38 linhas de ônibus, transportando 393 mil passageiros nos dias úteis. No segundo trecho, circulam 15 linhas municipais com 175 mil passageiros por dia. Pelo último, que começará a operação na segunda (15), passam 17 linhas que atendem 193 mil passageiros diariamente.

 

Balanço de faixas exclusivas
Desde o início do ano, contando o terceiro trecho da Marginal Pinheiros, a Prefeitura de São Paulo já implantou cerca de 83,2 km de faixas exclusivas na cidade. O planejamento é implantar 220 km de vias até o fim de 2013.

Além da Marginal Pinheiros, na última quarta-feira (10) outras duas grandes vias receberam faixas exclusivas: as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo. Na Paulista, a faixa de 2 km de extensão opera de segunda a sábado, das 6h às 22h, em ambos os sentidos, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Augusta.

Na Doutor Arnaldo, a faixa de 710 metros de extensão funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h, no sentido Centro, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a Teodoro Sampaio.

Fiscalização e fretados
A Companhia Engenharia de Tráfego (CET) vem fazendo um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada quando os usuários estiverem adaptados.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Conforme determina a Portaria 051/13 da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), está autorizada a circulação de ônibus fretados nas faixas exclusivas recém-criadas nas marginais Tietê e Pinheiros.

Para sinalizar o terceiro trecho, que está sendo inaugurado nesta segunda-feira (15), foram usadas 120 placas de trânsito e 2.140 m² de pintura relativa à adequação da sinalização horizontal.