Prefeitura implanta duas faixas exclusivas para ônibus na cidade

A medida faz parte da operação "Dá Licença para o Ônibus". As faixas exclusivas são utilizadas de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, com objetivo de privilegiar o transporte coletivo

A Prefeitura de São Paulo vai implantar duas faixas exclusivas de ônibus na capital paulista na próxima segunda-feira (24). De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans), a ação, que faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, valerá de segunda a sábado, em uma extensão de 100 metros, das 6h às 22h.

A operação contempla a avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no sentido Centro, e a rua Pirajussara, sentido Rodovia Raposo Tavares, entre a avenida Vital Brasil, e a rua MMDC.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, no trecho da implantação da medida na avenida Conselheiro Rodrigues Alves circulam nove linhas de ônibus, com uma frequência de 67 ônibus/hora pico, que transporta aproximadamente 123 mil passageiros em um dia útil. Contudo, na região, não haverá alterações no sistema viário.

Pela rua Pirajussara circulam 17 linhas de ônibus, entre municipais e intermunicipais, com a transportação de 72,6 mil passageiros em um dia útil, com frequência média de 106 ônibus por hora.

O objetivo da medida é priorizar a circulação do transporte coletivo. Com isso, contribuir para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

A faixa exclusiva de ônibus está à direita das vias, mantendo-se as outras faixas destinadas ao tráfego geral de veículos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Recomendações
Entre as recomendações, a CET destaca o respeito a sinalização, redução de velocidade dos veículos para maior segurança ao avistar a canalização de orientação na pista, e caso seja necessário pedir informação, a procedência deve ser feita de forma que não atrapalhe a fluidez do trânsito.

Além disso, o órgão ainda ressalta a importância para o motorista conhecer previamente as vias de acesso e, caso não se dirija à região, buscar utilizar vias alternativas, assim, evita-se passar nas imediações da interdição.

Com atendimento 24 horas por dia, no telefone 1188, a pasta informa o trânsito, remoções e sugestões.