Virada Cultural 2013 leva milhões de paulistanos ao Centro

Atrações diversificadas levam milhões de paulistanos para o Centro da cidade. Prefeito Fernando Haddad avaliou positivamente o início da Virada Cultural 2013

A Virada Cultural 2013, evento que está em sua nona edição, foi aberta no início da noite deste sábado (18), com grandes shows musicais, peças de teatro, grupos de cultura popular, poesia, dança e artes plásticas.

A programação diversificada levará cerca de 4 milhões de pessoas à região central, onde acontecerão 784 atrações até às 18h deste domingo (19), ocupando com a cultura, um espaço da cidade pouco aproveitado pelo paulistano em seu dia-a-dia, principalmente, no período noturno.

O prefeito Fernando Haddad, acompanhado da primeira-dama, Ana Estela, o secretário municipal da Cultura, Juca Ferreira e presidente da SPTuris, Marcelo Rehder curtiu algumas atrações do evento.

Andando pelas pessoas, o prefeito participou da abertura da Virada, com Cortejo de grupos de cultura popular e tradicionais, no Vale do Anhangabaú. Depois, por volta das 18h, acompanhou o show da cantora Daniela Mercury e o grupo Zimbo Trio, na Praça Júlio Prestes, com sucessos da baiana, além de músicas de Elis Regina.

Depois do show de Daniela Mercury, o prefeito ainda visitou a Viradinha, evento inédito com programação dedicado às crianças, no Parque da Luz, onde assistiu o show do grupo ‘Palavra Cantada'. Haddad voltou para a Júlio Prestes, onde acompanhou o show de Gal Costa.

“Um dos grandes problemas do Centro é a vida noturna e a Virada veio preencher essa lacuna e mostrar para o paulistano que o Centro tem sua graça à noite”, disse o prefeito, que afirmou que a ocupação do Centro será ampliada em sua gestão. “Precisamos trazer mais moradores para o Centro, mais habitações e atividades como essa”, disse Haddad.

O prefeito ainda avaliou positivamente as primeiras horas de evento, que até às 21h, não apresentou nenhuma grande ocorrência e contou com reforço superior ao do ano passado tanto na segurança, quanto na limpeza. “Começamos bem. Começamos sem ocorrências. Estamos com um contingente de vigilância, segurança e limpeza muito reforçado. Na comparação com o ano passado, é muito maior”, afirmou Haddad.

A vice-prefeita Nádia Campeão também exaltou a ocupação do paulistano na região central. “A maior segurança é a população ocupando o Centro, como está fazendo. Com milhões de pessoas circulando, mais seguro ficará o Centro e por isso, a Virada Cultural é importante nesse processo”, afirmou.

“Na Copa, teremos 50 mil pessoas aqui (Vale do Anhangabaú), todo o santo dia e a Virada serve como preparação de São Paulo para os grandes eventos”, comentou a vice-prefeita.

Evento nacional

O prefeito destacou ainda a Virada Cultural 2013 como um evento nacional, com potencial turístico. A Prefeitura realizou pela primeira vez, campanhas publicitárias em outros estados para divulgar a nona edição do evento e ainda, operadoras de turismo venderam pacotes específicos para a Virada.

“É óbvio que é o primeiro experimento nosso, mas é um ensaio para os próximos anos. Penso que a Virada vai se transformar em um evento não só de São Paulo e da Região Metropolitana, como já é, mas tenho notícia de que tem gente do Brasil inteiro aqui”, disse o prefeito.

“Já vi gente da Paraíba, de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O público está chegando e esse grande evento ficará cada vez maior e melhor”, afirmou.

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês.
Crédito: Fábio Arantes / SECOM

Foto 1 – Prefeito acompanha cortejo de grupos de cultura popular

Foto 2 – Culturas popular e folclórico ocuparam o Vale do Anhangabaú

Foto 3 – Prefeito e primeira-dama acompanham apresentação de grupo Divino Espírito Santo

Foto 4 – Cortejo de grupos populares abriu as atividades da Virada

Foto 5 – Tirolesa por cima do Vale do Anhangabaú

Foto 6 – Prefeito, primeira-dama e secretário Juca Ferreira com Daniela Mercury

Foto 7 – Haddad conversa com os integrantes do Zimbo Trio

Foto 8 – Prefeito assiste ao show de Daniela Mercury e o Zimbo Trio, na Júlio Prestes

Foto 9 – Daniela Mercury fez discurso contra o preconceito

Foto 10 – Haddad, Ana Estela e Nádia Campeão prestigiam apresentação de Daniela Mercury

Foto 11 – Prefeito concede entrevistas a jornalistas

Foto 12 – Haddad conversa com Gal Costa, antes do show

Foto 13 – Show de Gal Costo lotou a Praça Júlio Prestes

Foto 14 – Cantora disse que sua história começou em São Paulo

Foto 15 – Praça Júlio Prestes recebeu shows de Gal Costa e Daniela Mercury

FOTOS II
Crédito: Paulo Pinto / SECOM

Foto 1 – Tirolesa por cima do Vale do Anhangabaú chamou atenção do público

Foto 2 – Centro foi ocupado por milhões de pessoas

Foto 3 – Viaduto do Chá e sede da Prefeitura também serviram de palco para apresentações