Prefeito anuncia que 14 novos CEUs já têm locais definidos

Em reunião com o secretário César Callegari (Educação) e gestores dos CEUs, o prefeito Fernando Haddad confirmou que 14 das 20 unidades que serão construídas já têm locais definidos

O prefeito Fernando Haddad anunciou na tarde desta sexta-feira (26) que 14 dos 20 novos Centros Educacionais Unificados (CEU) já têm locais definidos para a instalação. A construção das unidades está prevista no Programa de Metas 2013-2016. 

O anúncio foi feito durante reunião com os 13 diretores Regionais de Ensino, os 41 novos gestores de todos os CEUs e o secretário municipal da Educação, Cesar Callegari. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura, no Centro.

“Vários clube-escolas vão se transformar em CEUs, mas não qualquer CEU. Mas os que vocês (educadores) vão ajudar a recuperar. É aquele conceito original de um ambiente que impacta a comunidade, o esporte, a cultura e a educação. Aquele ambiente integrado, intersetorial, matricial, com atividades que repercutam no dia a dia dos profissionais”, afirmou o prefeito.

Haddad reiterou que nos locais onde funcionam equipamentos como clube-escolas ou Clubes da Comunidade (CDC), o investimento da Prefeitura será praticamente zero, uma vez que a aparelhagem esportiva já existe e a construção de salas de aula e auditórios terá investimentos federais.

“Esses novos 14 CEUs já pactuei com o Henrique Paim (secretário-executivo do MEC) e com o Mercadante (ministro da Educação) os recursos para a construção. Então, não vai entrar um centavo da Educação para construir, porque esses equipamentos vieram do Esporte e o dinheiro para construir o pavilhão de aulas, auditório, biblioteca e o que precisar, virá do MEC”, disse o prefeito aos educadores.

Programa ‘Mais Educação’
Durante o encontro com os gestores da Educação, o prefeito também confirmou a adesão de São Paulo ao programa federal ‘Mais Educação’. Para Haddad, os recursos do programa, criado a partir de 2008, ajudarão na melhoria da qualidade de ensino na cidade.

“É recurso no caixa escolar para que haja contratação de pessoas como monitores e estagiários. Poderão ser organizadas atividades no contraturno, usando os equipamentos públicos da cidade, fazendo visitas a museus, bibliotecas públicas, ocupando os clube-escolas”, disse o prefeito.

“Temos um patrimônio público na cidade que, muitas vezes, não é utilizado adequadamente. O ‘Mais Educação’ vai permitir uma maior interação”, concluiu Haddad.

Urgência
Durante o encontro, o prefeito destacou que a questão da educação deve ser encarada com "sentido de urgência" pelo município. Apesar de frisar que os indicadores não conseguem mensurar toda a complexidade de rede e de escolas, Haddad afirmou que, no caso de São Paulo, eles refletem, sim, algumas falhas.

“Nossa situação diz muita coisa sobre a nossa rede. Precisamos tomar medidas corajosas para corrigir os descaminhos de São Paulo na trilha do desenvolvimento educacional”, afirmou.

Ainda assim, o prefeito se mostrou otimista com os planos da área para a cidade e destacou o papel que cada um dos gestores exerce para o êxito dos projetos. “O nosso projeto é generoso. Daqui para frente, vocês têm de estar empoderados, isto é, se reconhecerem como lideranças que vão promover mudanças e que serão respeitadas nas suas comunidades por esse gesto de querer transformar”, comentou.