Programa de Metas: subprefeituras promovem nova rodada de debates

Iniciativa visa a participação da população para discutir o plano que norteará o desenvolvimento da cidade nos próximos quatro anos

Atualizado às 14h50 horas

A Prefeitura de São Paulo promove neste sábado (20) 17 audiências públicas nas subprefeituras da cidade para discutir as propostas estabelecidas no Programa de Metas 2013-2016. Esta é a segunda rodada de reuniões de consulta à população. No último sábado (13), cerca de duas mil pessoas acompanharam as audiências em outras 14 regiões da cidade.

O plano, lançado no dia 26 de março pelo prefeito Fernando Haddad, reúne 100 metas que agregam os principais compromissos da gestão atual com a construção e a melhoria de equipamentos e serviços públicos. As metas passarão periodicamente por processos de adaptação participativa e a versão final do documento será divulgada após o término das audiências. O Município estima investir entre R$ 22 bilhões e R$ 23 bilhões na execução do programa.

Neste sábado, os encontros serão realizados em São Mateus, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Pirituba, Perus, Vila Mariana, Butantã, Lapa, Pinheiros, Ipiranga, Jabaquara, Cidade Ademar, Capela do Socorro, Campo Limpo, M'Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro.

Além das reuniões nas subprefeituras, também estão programadas audiências temáticas, que têm como intuito aprofundar o debate sobre os três eixos do plano: compromissos com os direitos sociais e civis; desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades; e uma gestão descentralizada, participativa e transparente. O primeiro desses encontros ocorreu na última quinta-feira (18) e os demais serão realizados nos dias 22 e 25 deste mês, respectivamente.

A Câmara Municipal também receberá uma audiência para a discussão das metas no dia 30 de abril. Estão ainda programadas audiências devolutivas para a prestação de contas à sociedade.

Audiência temática
Cerca de 150 pessoas participaram na noite de ontem (18) da primeira audiência pública temática do Programa de Metas 2013-2016, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O tema em debate foi “Compromisso com os Direitos Sociais e Civis” (Eixo 1), sobre os três eixos do plano: compromissos com os direitos sociais e civis; desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades; e uma gestão descentralizada, participativa e transparente. O evento contou com a presença das secretárias Leda Paulani, de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Denise Motta, Especial de Políticas para as Mulheres.

Denise abriu o encontro abordando as metas relacionadas às ações propostas às mulheres, em especial a meta 52 – Reestruturar os cinco Centros de Cidadania da Mulher, redefinindo diretrizes de atuação. “O papel destes centros não deve ser apenas o de convívio, mas que ele possa ser de empoderamento e qualificação para gerar alternativas de trabalho e renda”, disse a secretária.

Além do Programa de Metas, a secretária de Políticas para as Mulheres espera trazer para São Paulo a “Casa da Mulher Brasileira” e conseguir o cadastramento no edital da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, com o objetivo de reestruturar e fortalecer os Centros de Convivência da Mulher.

Já a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão apresentou os objetivos e metas propostas para o Eixo 1, desenvolvido pensando no bem estar da população, um compromisso com os direitos sociais e civis dos moradores da capital paulista.

Ao final, os participantes puderam fazer seus comentários a respeito do programa e contribuir com sugestões que serão analisadas, podendo ser incorporadas ao plano.

Acompanhamento
Quando o programa estiver concluído, a Prefeitura colocará à disposição dos cidadãos informações detalhadas sobre o andamento de cada uma das 100 metas. Isso será realizado por meio do Simesp, sistema de gestão informatizado que irá controlar o fluxo de implementação de projetos da administração municipal.

A tecnologia possibilitará transparência na execução dos objetivos propostos no plano. O cidadão poderá, por exemplo, consultar dados atualizados pelos gestores a respeito do cronograma, informações orçamentárias, mapas, gráficos e até mesmo fotos de obras.

Sugestões
Além de participar das audiências públicas, o munícipe também poderá contribuir para o planejamento público enviando sugestões para o Programa de Metas 2013-2016 no e-mail: programademetas@prefeitura.sp.gov.br

Confira a programação detalhada das audiências públicas

Veja o Programa de Metas 2013-2016 na íntegra