Conselho da Cidade é criado para debater futuro de São Paulo

Prefeitura abriu nesta terça-feira (26) um novo canal de comunicação com a população: o Conselho da Cidade. Na primeira reunião do órgão, Haddad convidou representantes da sociedade a participar do crescimento da cidade

O prefeito Fernando Haddad abriu nesta terça-feira (26) as discussões do Conselho da Cidade, novo canal de diálogo entre a administração municipal e a sociedade. O órgão consultivo é formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas. Nesta primeira reunião, os 136 conselheiros conheceram o Programa de Metas da gestão e o Simesp, sistema informatizado de gestão pública.

“Queremos promover a política com P maiúsculo, a política em que as pessoas, sem cerimônia e com o peito aberto, vão se reunir para expressar seus pensamentos e sentimentos a respeito de São Paulo, ajudar a desenhar seu futuro, a encurtar os caminhos de superação das dificuldades”, afirmou Haddad.

O Conselho da Cidade se reunirá quatro vezes ao ano e analisará assuntos centrais para a capital, como a revisão do Plano Diretor e o projeto urbanístico do Arco do Tietê. Os conselheiros escolherão a melhor forma de organizar a sua participação e os tópicos a serem abordados. “A liberdade é o que deve marcar a nossa convivência”, garantiu Haddad.

Para o prefeito, o objetivo dos encontros é aprofundar e tornar mais participativa a democracia na cidade. “O conselho tem também um papel pedagógico de envolver os cidadãos nos negócios da cidade”, explicou Haddad.

Na primeira reunião, os conselheiros discutiram maneiras de organizar e sistematizar o diálogo. “O grande desafio é como fazer deste conselho uma ferramenta de ação para coordenar o maior número de pessoas, para que os objetivos sejam alcançados. Os conselheiros podem conseguir incentivar mais pessoas a se mobilizar, acompanhar e participar dos destinos da cidade”, disse a conselheira Vera Masagão Ribeiro, da Diretoria Executiva Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Simesp

Durante o encontro, o secretário municipal Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas) apresentou o Simesp, sistema informatizado que irá controlar o fluxo de implementação de projetos e metas da Prefeitura, com a identificação dos órgãos e da equipe responsável por cada etapa de trabalho. As informações deste sistema serão disponibilizadas pela Internet por meio de relatórios de acompanhamento, o que permitirá uma maior transparência na gestão pública.

Veja a lista dos conselheiros da Cidade