Prefeito discute segurança, investimentos e participação com ciclistas

O prefeito Fernando Haddad se reuniu com ciclistas para discutir a realização de uma campanha educativa no trânsito, investimentos em ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas e participação do setor na elaboração de políticas públicas.

O prefeito Fernando Haddad afirmou nesta sexta-feira (22) que pretende tomar medidas para ampliar a segurança dos ciclistas que circulam na capital. Serão realizadas ações de comunicação e investimentos na ampliação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas na cidade. Além disso, os ciclistas participarão de forma mais ativa das dicussões com os órgãos decisórios relacionados ao tema de mobilidade urbana. As iniciativas são fruto de reunião nesta manhã na sede da Prefeitura com representantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo e grupo de cicloativistas, com participação do secretário Chico Macena (Subprefeituras).

 

“O ciclismo melhora a saúde, o meio ambiente e a mobilidade urbana. Vamos estabelecer normas civilizadas de convivência”, afirmou Haddad. A primeira medida será uma campanha de conscientização com motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. “Nós temos que garantir um plano de comunicação para que as pessoas se informem melhor, entendam melhor este movimento, para dar mais segurança para os ciclistas”, explicou o prefeito. A ação educativa será veiculada pela televisão, rádio, Internet e por meio de palestras voltadas a motoristas profissionais, como os condutores de ônibus.

 

A segunda ação de curto prazo é inclusão dos ciclistas nas discussões sobre políticas públicas de transporte. “Haverá a maior participação dos ciclistas nas decisões da Prefeitura que os afetem. Eles querem assentos nos órgãos decisórios quando seus interesses estiverem em jogo”, disse Haddad. A revisão do Grupo Executivo da Prefeitura para Melhoramentos Cicloviários, o Pró-Ciclista, criará também um canal de comunicação para a discussão de programas municipais.

 

Estão previstos ainda investimentos na criação de espaços adequados para a circulação de bicicletas, com sinalização vertical, horizontal e padrões de segurança internacionais. “Nós temos planejados na cidade 400 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Atenderemos uma reivindicação dos cicloativistas de que isso seja planejado com a ajuda deles, para que o trajeto, o desenho e o projeto realmente atendam às necessidades daqueles que usam a bicicleta na cidade”, explicou Chico Macena, secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras.

 

O objetivo das ações é tornar o trânsito na cidade mais seguro e reduzir o número de mortes nas ruas da cidade. Atualmente, mais de mil pedestres, ciclistas e motociclistas morrem por ano na cidade. “Quanto menos carro na rua, mais segura a via se torna. Nós temos que fazer uma melhor gestão do trânsito, investir em transporte público e transporte individual não motorizado, que é a bicicleta”, disse Haddad. Para estimular o uso do transporte público, a Prefeitura lançará o Bilhete Único Mensal e investirá na construção de 150 km de corredores de ônibus.

 

O prefeito anunciou ainda a integração dos modais de transporte da cidade com a bicicleta. “Queremos integrar a bicicleta inclusive ao Bilhete Único. A pessoa poderá, por exemplo, sacar uma bicicleta em um bicicletário e poder conduzi-la até uma estação de trem ou um terminal de ônibus, para poder mudar de modal”, explicou o prefeito.