São Paulo é candidata da América Latina à Expo 2020

Prefeito Fernando Haddad se reuniu com governador Alckmin e buscou apoio; apresentação de candidatura acontece nesta terça-feira (5)

A candidatura de São Paulo à Exposição Universal de 2020 conta com o apoio de outras cidades da América Latina e envolve articulação da Prefeitura, Governos do Estado e Federal, afirmou hoje (4) o prefeito Fernando Haddad, durante entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros na qual apresentou os principais pontos da candidatura. A Expo 2020, como é conhecida a feira mundial, irá permitir a troca de experiências culturais, de negócios, sustentabilidade e inovações entre diferentes países. A candidatura é amparada na instalação de um grande parque municipal em Pirituba, a criação de Centro de Convenções, Centro Tecnológico, além de investimentos em infraestrutura. Nesta terça-feira (5), a Prefeitura apresenta a autoridades e a imprensa nacional a candidatura.

O prefeito destacou que a cidade de São Paulo consolida-se como a candidata latino-americana para sediar a Expo 2020. “A América Latina nunca recebeu uma Expo Universal. Pelas conversas que mantivemos com importantes cidades da América Latina, como Buenos Aires, Montevidéu e Cidade do México, entre outras capitais, percebemos que a candidatura não é apenas nossa, mas do Estado, do País e de metrópoles importantes que veem em São Paulo uma representante à altura das aspirações do continente”.

Haddad apontou a importância da Expo 2020: “Não será apenas uma feira. Será um empreendimento que terá repercussão na vida local, regional e nacional, condizente com nossa visão de futuro para a Cidade”, afirmou. “A candidatura casa com todas as diretrizes do Plano Diretor. Não é algo artificial que estamos buscando, mas coerente com os princípios de sustentabilidade e crescimento econômico que pregamos para São Paulo. Isso tudo demonstra a força da candidatura de São Paulo”, completou Haddad.

A região noroeste da cidade será beneficiada também com a instalação de uma universidade no Parque Expo 2020, em Pirituba, após a realização do evento. Ela será transformada em um novo eixo de desenvolvimento da cidade, que está vinculada ao projeto de renovação urbana do Arco do Futuro. O Arco do Futuro é um amplo projeto urbanístico, que irá reorientar o desenvolvimento da cidade, com equilíbrio geográfico e social.

Antes de participar da coletiva de imprensa, o prefeito esteve no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, onde se reuniu com o governador Geraldo Alckmin. Lá, o chefe do Executivo Municipal reforçou a importância do trabalho em conjunto entre as esferas de governo para promover a candidatura. “Estamos alinhados com os governos federal e estadual. É importante sinalizar para o mundo que o País está unido em torno deste projeto. Foi assim que nós vencemos a disputa pelas Olimpíadas e foi assim que nós trouxemos a Copa do Mundo para o Brasil: mostrando coerência e firmeza de propósitos”, disse o prefeito.

“Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”

Nesta terça-feira, Haddad e Nadia Campeão se encontram com representantes dos governos federal e estadual, representantes de diferentes setores da cidade e apresentam os aspectos principais da candidatura, que tem o lema “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”. São Paulo defende receber a Expo 2020 com base no potencial para sediar grandes eventos, a estrutura de maior cidade da América Latina e o reconhecimento do Brasil como país neutro, com estabilidade política e econômica, aberto ao debate e destino frequente para megaeventos. Os organizadores pretendem que o evento em São Paulo atinja um público de 30 milhões.

Sobre a Exposição Universal

A primeira edição da Exposição Universal aconteceu em 1851, em Londres (Reino Unido). As exposições são amparadas no BIE (Bureau Internacional de Exposições), entidade internacional criada em 1928 que tem 161 países-membros. A cidade irá receber a partir do próximo dia 11 a visita de uma delegação do BIE. Em novembro, os países-membros votam em Assembléia Geral e será anunciada a cidade que recebe a Expo 2020. Concorrem com São Paulo as cidades de Ayutthaya (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Ecaterimburgo (Rússia) e Izmir (Turquia).

FOTOS
O crédito da foto deve ser Fernando Pereira / SECOM.

 

Foto 1 – Prefeito e governador trabalham em parceria pela candidatura de São Paulo à Expo 2020

Foto 2 – Equipes das administrações municipal e estadual alinham estratégias para a candidatura

Foto 3 – Haddad afirma que união entre as esferas de governo aumenta as chances de sucesso na disputa pelo evento

Foto 4 – Reunião ocorreu no Palácio dos Bandeirantes na zona sul da cidade