Haddad anuncia construção de hospital e terminal de ônibus em Parelheiros

No extremo sul da cidade, o prefeito vistoriou terrenos que poderão abrigar equipamentos públicos e ouviu sugestões de moradores para a região

O prefeito Fernando Haddad iniciou por Parelheiros uma rotina de visitas às Subprefeituras. Durante esta visita, o prefeito Fernando Haddad vistoriou três terrenos que serão estudados pelas secretarias de Transportes e Saúde para a construção de um terminal de ônibus e um hospital geral, com mais de 200 leitos, para atender a demanda da região. 

“Eu quero ainda nesse mês de março definir a autorização para as duas secretarias a fazerem as licitações”, destacou Haddad. “A maior área já tem, inclusive, o decreto de desapropriação, então nós vamos fazer um depósito para ter a posse dos terrenos escolhidos e assim podermos licitar o quanto antes”, concluiu.

Dos três terrenos, um será utilizado para a construção do terminal e outro para a execução do hospital, esperado há décadas pelos moradores de Parelheiros. A definição dos locais caberá às secretarias envolvidas. Dois terrenos estão localizados na avenida Sadamu Inoue, nos números 3555 e 3658. O outro fica na rua Eusébio Coghi, 664, todos em Parelheiros. 

Na sua visita à sede da Subprefeitura, Fernando Haddad, acompanhado do subprefeito Adailson de Oliveira, ouviu sugestões de técnicos da Subprefeitura que propõem que Parelheiros seja um patrimônio ambiental com a implantação de um pólo turístico para atrair visitantes, principalmente na Copa de 2014.

Na ocasião, nove veículos de combate à Dengue foram entregues a esta subprefeitura que possui a maior extensão territorial na cidade. Adailson de Oliveira agradeceu a visita do prefeito: “Hoje é um dia especial para as pessoas de Parelheiros. Eu quero dar boas-vindas e agradecer a presença do prefeito, pois nos sentimos honrados pela escolha de Parelheiros ser a primeira a receber esta visita tão importante para o nosso desenvolvimento”, comentou.

Após a vistoria dos terrenos em Parelheiros, Haddad foi para o Grajaú, onde visitou as dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) Gaivotas. No local, o prefeito ainda anunciou a construção de uma UBS no Cantinho do Céu, também no Grajaú, antiga demanda da região.

“Essa UBS já deveria estar pronta e não está. Como o decreto para a construção já está pronto, o secretário irá desapropriar o terreno para construir a unidade o quanto antes”, afirmou o prefeito.

Cadastro Único


Haddad também acompanhou o cadastramento para programas sociais do governo federal feitos por agentes do Programa Saúde da Família em uma casa vizinha à UBS Gaivotas. O “Cadastro Único” é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Ele permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Atualmente, o Cadastro Único conta com mais de 21 milhões de famílias inscritas. Na UBS Gaivotas, desde 14 de fevereiro já foram cadastradas 201 famílias.

FOTOS
O crédito da foto 1 a 6 deve ser César Ogata / SECOM. O crédito da foto 7 a 11 deve ser Fábio Arantes/Secom

Foto 1 - Haddad conversa com pacientes da UBS Gaivotas, no distrito do Grajaú

Foto 2 – Prefeito cumprimenta funcionários da unidade de saúde 

Foto 3 – Haddad acompanha trabalho de equipe de Saúde da Família

Foto 4 – Moradores de casas vizinhas à UBS foram cadastrados em programas sociais

Foto 5 – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda

Foto 6 - Estratégia Saúde de Família realiza acompanhamento domiciliar de famílias da região

Foto 7 - Crianças do Jardim Silveira se apresentaram durante a visita do prefeito

Foto 8 - Haddad visitou subprefeitura de Parelheiros

Foto 9 - Prefeito vistoria terrenos para a construção de um terminal de ônibus e um hospital geral

Foto 10 – Equipe da administração municipal ouviu sugestões dos moradores

Foto 11 - Terrenos estão localizados na região de Parelheiros, zona sul