Serviço do Atende aumenta número de usuários e ganha novas instalações

O Atende oferece transporte gratuito porta-a-porta às pessoas com deficiência física com alto grau de dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.

Prover a acessibilidade para todos ainda é um grande desafio das grandes cidades. No quesito transportes, São Paulo vem se tornando referência com o Atende (Serviço de Atendimento Especial), da SPTrans, empresa da Secretaria Municipal de Transportes, que oferece transporte gratuito de porta a porta às pessoas portadoras de deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.

Atualmente o serviço tem 5,5 mil pessoas (deficientes e acompanhantes) cadastradas e até o final do ano chegará a 6 mil, com a incorporação de mais 25 veículos na frota que hoje tem 268 unidades.

Apenas no mês de agosto, o Atende transportou, no total de viagens, 115 mil usuários. Agora, o serviço ganha novas instalações, totalmente adaptadas às necessidades das pessoas portadoras de deficiência física, na rua Santa Rita, 500, no Pari.

"Quando a gente fala em transporte acessível, poucos são os municípios no país que têm algum tipo de serviço nessa modalidade", diz Waldir Aparecido Augusti, assessor técnico do Atende.

Cada usuário tem direito a uma viagem por dia, limitada a dois destinos diferentes ao longo da semana. Para que o serviço seja aproveitado ao máximo, há um minucioso trabalho de coordenação de dados e informações. As rotas de atendimento são pré-fixadas e montadas de acordo com a programação de viagem apresentada pelo usuário no momento do cadastramento.

Segundo Moacir Mariano da Costa, gerente do Atende, todos os dados fornecidos são levados em conta no momento de montar as rotas de atendimento. Saber quais os tipos de deficiência e as enfermidades associadas são informações fundamentais até para definir o melhor carro para uma determinada pessoa.

"Temos usuários que têm deficiência física em conseqüência de um problema de ordem neurológica. Outros precisam de aparelho para auxiliar na respiração. Tudo isso tem que ser pesado quando você vai fazer uma programação", explica. Costa diz ainda que o serviço tem a preocupação de manter as pessoas o menos tempo possível dentro do veículo.

Cidadania

O Atende funciona regularmente de segunda a sexta, das 7h às 20h. Nos fins de semana há uma programação especial que substitui o porta a porta por atendimento coletivo, respondendo a demanda crescente de entidades e grupos organizados.

Um exemplo disso foi o desfile de 7 de Setembro, nas comemorações do Dia da Independência, quando usuários foram levados para o local do desfile no Anhembi. O mesmo ocorre no Carnaval, festa de fim-de-ano, partidas de futebol e outros grandes eventos.

No próximo fim de semana, o Atende vai levar cerca de 500 pessoas ao autódromo de Interlagos para o Grande Prêmio do Brasil, penúltima etapa da Fórmula 1.

O serviço também transporta, nos fins de semana, integrantes de associações de deficientes para reuniões, como os encontros periódicos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente.

Excursões ao Pico do Jaraguá e o transporte de componentes de alas de escola de samba para os ensaios são algumas das atividades que completam a diversidade de destinos do serviço.

Referência

Com todo o gerenciamento operacional feito pela Secretaria de Municipal Transportes, por meio da SPTrans, o Atende está fazendo escola. Municípios paulistas e até de outros Estados têm solicitado o modelo de implantação e a legislação. Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Vitória (ES), Uberlândia (MG), e Florianópolis (SC) foram algumas das cidades que já receberam informações sobre a logística do serviço.

Organizações de outros países, a exemplo da ONG Adaptive Inviroment, com sede em Boston, nos Estados Unidos, também já demonstraram interesse pelo projeto, assim como a de países como China, Índia, África do Sul, Uganda, Moçambique, Chile, Uruguai, Peru e Costa Rica.

Veículos

Os carros utilizados - Vans de diferentes marcas -- são adaptados internamente para receber duas cadeiras de rodas fixas e mais seis assentos que podem ser ocupados por pessoas que utilizam cadeiras dobráveis, para as que são transportados no colo ou para os acompanhantes. Todos os carros possuem elevador de embarque e desembarque.

Os veículos pertencem às empresas que operam o transporte coletivo do município, e os motoristas, funcionários das empresas, recebem treinamento e reciclagem da equipe técnica gerencial do Atende.

A programação com o itinerário de cada usuário é divulgada nos 24 postos de atendimento distribuídos pela cidade.

Novidades no cadastramento

Até então, para se cadastrar no serviço, a pessoa ou seu representante tinha de retirar uma ficha de avaliação médica nos postos de atendimento. Agora, além dessa alternativa, o formulário pode ser obtido pela internet, no site da SPTrans - www.sptrans.com.br .

Embora o documento não seja de preenchimento on-line, pois exige informações e carimbo do médico que acompanha o interessado, o fato da pessoa poder imprimir essa ficha facilita e agiliza o cadastramento. Fica sob total responsabilidade do médico ou da entidade apontar a real necessidade que aquele paciente tem desse tipo de transporte.

Essa ficha médica é fundamental também para indicar qual a doença principal daquela pessoa, se é progressiva ou estável ou se é uma deficiência associada a distúrbios emocionais. Depois de entregar a avaliação médica em um dos postos do Atende, o interessado preenche a ficha de cadastramento e indica os roteiros que pretende fazer.

Atende virou referência

O Atende começou a operar em 1996, com 100 veículos, transportando cerca de 300 pessoas. Esse número se manteve estável por aproximadamente cinco anos. Em 2001 houve uma primeira intervenção e foi adotado um novo regulamento, elaborado em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Deficiente e o Ministério Público do Estado de São Paulo. A frota passou a ter 124 veículos e o número de usuários foi para 1.100.

Agora, a ampliação foi ainda maior: o Atende dispõe de 268 veículos e é utilizado por 5,5 mil pessoas. Até o final deste ano outros 25 novos veículos serão incorporados à frota. Destes, 14 serão substituições. Com isso mais 500 usuários passarão a receber o serviço. Outra mudança significativa foi a de não se limitar a data de inscrição. Hoje, a pessoa portadora de deficiência pode requisitar o serviço em qualquer época do ano.

Postos de Atendimento

Subprefeitura Aricanduva: rua Eponina, 82 Vila Carrão, tel. 294.0988

Subprefeitura Butantã: rua Ulpiano da Costa Manso, 201, tel. 3739.4978

Subprefeitura Campo Limpo: rua N. S. do Bom Conselho, 51, tel. 5513.6201

Subprefeitura Capela do Socorro: rua Cassiano dos Santos, 499, tel. 5666.9688

Subprefeitura Cidade Ademar: rua Yervant Kissajian, 416, tel. 5565.0494

Subprefeitura Freguesia do Ó: rua João Marcelino Branco, 95, tel. 3984.2576

Subprefeitura Ipiranga: rua Lino Coutinho, 444, tel. 6215.7229

Subprefeitura Itaquera: rua Gregório Ramalho, 103, tel. 6944.7983

Subprefeitura Jaçanã: rua Luiz Stamatis, 300, tel. 6246.6089

Subprefeitura Lapa: rua Guaicurus, 1000, tel. 3801.4126

Subprefeitura Penha: rua Candapuí, 492, tel. 6958.3125

Subprefeitura Perus: rua Ylídio Figueiredo, 349, tel. 3918.4467

Subprefeitura Santana: av. Tucuruvi, 808, tel. 6982.0150

Subprefeitura São Mateus: av. Ragueb Chohfi, 1400, tel. 6962.2118

Subprefeitura São Miguel: rua Ana Flora P. de Souza, 76, tel. 6297.0634

Subprefeitura Sé: av. do Estado, 900, tel. 3326.4531

Subprefeitura Vila Maria: rua General Mendes, 111, tel. 6967.8096

Subprefeitura Vila Mariana: rua José de Magalhães, 450, tel. 5549.3678

Subprefeitura Vila Prudente: av. do Oratório, 172, tel. 6106.4118

Shopping Light: rua Xavier de Toledo, 23 - 1º piso, loja16/17, tel. 3237.4473

Shopping Metrô Tatuapé: rua Domingos Agostin, 91, piso G2, tel. 6191.8654

SPTrans - Complexo Santa Rita: rua Santa Rita, 500, Pari (Prédio O), tel. 6096.3299 r.636

Terminal Pirituba: av. Raimundo Pereira de Magalhães, 4991, tel. 3974.4919

Terminal Santo Amaro: rua Padre José Maria, 400 (acesso ao Metrô)

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto nos postos dos Shopping´s Light e Metrô Tatuapé, que atendem das 9h às 17h.