Projeto Estimulação encerra primeiro módulo no Pólo Cultural

Por dia passam 120 idosos que freqüentam aulas de francês, alfabetização de adultos, pintura em tela, crochê, teatro, violão, ginástica, alongamento, Tai Chi Chuan, oficina de memória, entre outras atividades desenvolvidas por voluntários da região.

O primeiro módulo do projeto Estimulação, organizado pela Associação Morungaba e apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Fundação Itaú Social, encerrou nesta semana com uma cerimônia no Pólo Cultural da 3ª idade do Cambuci.

O projeto Estimulação oferece gratuitamente aulas de dança, expressão corporal, capoeira e artes plásticas. As aulas têm duração de 1h30 e são realizadas uma vez por semana, às terças-feiras de manhã ou no período da tarde em cinco diferentes espaços públicos: no Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera, Biblioteca Infanto-Juvenil Clarice Lispector, CÈU Inácio Monteiro, Pólo Cultural da 3a. idade e Museu Afro Brasil no parque Ibirapuera.

Para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no Pólo, compareceram no local o Subprefeito da Sé e secretário de Serviços, Andrea Matarazzo, a primeira-dama, Mônica Serra e as representantes da Associação Morungaba, Renata Neves e Lívia Ribeiro. “A prefeitura tem o papel fundamental de implementar as idéias da comunidade ao ouvir o que eles têm a dizer e apóia-los”, explica Mônica Serra.

Durante todo o evento, os mais de 50 alunos presentes, no geral da terceira idade, cantaram, dançaram e aproveitaram para fazer a inauguração do mosaico feito de azulejos pintados instalado no muro e na entrada principal do Pólo. “Cada azulejo pintado é uma história de vida de quem o fez”, explica a coordenadora do Pólo de Convivência, Dra. Marly Alonso.

Freqüentadora do Pólo há três anos, Isabel Mishihara, de 77 anos, participa dos cursos de artesanato, tricô, crochê, bordado e dança. “Eu aprendi a fazer broches com alfinete e dei um para a Mônica Serra representando a bandeira do Chile”, comenta Isabel.

Fundado em setembro de 2002, o Pólo Cultural do Cambuci é o único da cidade de São Paulo direcionado ao público da terceira idade, moradores dos bairros do Cambuci, Ipiranga, Mooca e adjacências.

Por dia passam 120 idosos que freqüentam aulas de francês, alfabetização de adultos, pintura em tela, crochê, teatro, violão, ginástica, alongamento, Tai Chi Chuan, oficina de memória, entre outras atividades desenvolvidas por voluntários da região.

Serviço

Local:Pólo Cultural da 3ª idade
Endereço
Horários: de segunda a sexta-feira das 9 às 17h
Endereço: rua Teixeira Mendes, 262, no Cambuci. 

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.