Parque Raul Seixas completa 20 anos, com muita festa

O aniversário do parque, localizado no distrito mais populoso da Subprefeitura de Itaquera, o conjunto José Bonifácio, será no feriado do dia 12 de outubro e terá uma festa dedicada às famílias, com atividades de lazer e entretenimento.

No próximo feriado, dia 12, segunda-feira, o parque Raul Seixas completa 20 anos de existência. Localizado no distrito mais populoso da Subprefeitura de Itaquera, o conjunto José Bonifácio, onde moram mais de 200 mil pessoas, o parque integra o mapa verde do Município, atualmente formado por 45 parques, que, segundo o Atlas Ambiental da Cidade, possui uma cobertura vegetal correspondente a 21% de seu território.

A festa de aniversário, realizada todos os anos, é dedicada especialmente às famílias. Este ano, seguindo a tradição, será bem eclética, a exemplo do cantor que originou o nome do lugar. Na programação estão previstas atividades de lazer, entretenimento e recreação, com uma feira de artesanato, bem como ações de cidadania voltadas à área da saúde, com a aferição de pressão e medição do nível de diabetes, além de diagnósticos preventivos de câncer e doenças bucais promovidos pelo Instituto Valentim, parceiro neste evento.

Além dessas ações, haverá programas voltados ao meio ambiente e à cultura. Durante a festa serão distribuídas mudas de árvores e haverá oficina de reciclagem e de brinquedos. Para as crianças, os organizadores prepararam a apresentação de peça infantil, com o grupo de teatro Alma, outro antigo parceiro dos coordenadores do parque. Na vasta programação, consta ainda a realização de um show com cover do cantor Raul Seixas, que, em agosto, foi homenageado pela Casa de Cultura local, pelo 20º ano de sua morte.


Flora, fauna e lazer

Além das atrações festivas, os convidados poderão desfrutar de toda a infra-estrutura oferecida pelo parque, com quadras poliesportivas, quiosques, bicicletário, aparelhos de ginástica, lago, nascente, quadra de bocha e playgrounds. Para quem prefere apreciar a natureza, aves tipicamente urbanas como bem-te-vi, sabiá, pardal, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, pintassilgo e tico-tico vivem tranqüilamente por ali. Já foram flagrados também araras e tucanos.

A flora, por sua vez, é constituída por um bosque de eucaliptos e jardins com espécies nativas e exóticas. Sua vegetação é totalmente implantada, com destaque para a alameda de ciprestes e espécies frutíferas como abacateiro, amoreira, nespereira e goiabeira.

A importância do Parque Raul Seixas para a região é inquestionável. Ele protege a área das ilhas de calor que fazem com que a temperatura em diferentes locais da Cidade varie entre três e mais graus por causa da escassez de vegetação. Como a distribuição de áreas verdes no Município é desigual, a região de Marsilac, por exemplo, acaba registrando cerca de 26 mil m² de verde por habitante, enquanto esse número em regiões como Brás e Santa Cecília é zero.

Desde 2005, existe um grande esforço da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para ampliar a cobertura da vegetação municipal, por meio de programas de arborização e criação de novos parques. A criação dos parques lineares ao longo de cursos de rios e córregos também faz parte dessa diretriz.

O parque é remanescente da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 1930, e representa hoje a maior área verde junto ao conjunto José Bonifácio. As duas principais construções do parque, sua administração e a Casa de Cultura, são remanescentes das edificações da fazenda.


SERVIÇO:

Parque Raul Seixas
Endereço: rua dos Murmúrios da Tarde, 211

Conjunto Habitacional José Bonifácio
Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h
Informações: (11) 2527-4142